Mauá regulamenta Carteirinha de Identificação do Autista

Nesta semana, foi assinado o decreto 8.918 de 2021 que versa sobre a Carteirinha de Identificação do Autista na cidade de Mauá. O objetivo da medida é garantir às pessoas que estão dentro do espectro do autismo atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, de educação e de assistência social.

Para representar a população com autismo, o garoto Mariano Soares Almeida, de 3 anos de idade, recebeu a carteirinha de número 1.

Os pais do menino, Thiago da Silva Almeida e Regiane Antunes Soares Almeida, falaram sobre a importância de políticas públicas afirmativas. “Uma sociedade inclusiva é algo mais do que necessário. A gente está muito feliz porque o Mariano representa milhares de pessoas que estão no espectro do autismo, fazem parte da sociedade e precisam estar incluídas”, disse o pai do jovem.

Todos os moradores de Mauá diagnosticados com o transtorno têm direito a requisitar a carteirinha. Para isso, basta procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo à residência e levar os seguintes documentos: RG e CPF, duas fotos 3x4, comprovante de residência, exame com o tipo sanguíneo e laudo ou relatório médico que ateste a condição.

Caso o requisitante da carteirinha seja menor de idade, também é necessário levar os documentos de identidade do responsável legal.

A lista com os endereços e os telefones dos CRAS de Mauá pode ser acessada pelo link https://www.maua.sp.gov.br/pSecretaria.aspx?SecretariaID=6