Mauá cria mais de 3 mil empregos no primeiro semestre de 2021

Mauá se destacou na recuperação de empregos formais neste primeiro semestre de 2021. Na comparação com as demais cidades da região, o município retomou mais rapidamente os postos de trabalho em relação ao período pré-pandemia. Os dados foram apresentados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia. Entre janeiro e junho foram geradas no município 3.023 novas vagas com carteira assinada.
Em março de 2021, a cidade já havia recuperado o mesmo nível de emprego de fevereiro de 2020 (período antes da pandemia) enquanto a região conseguiu preencher o mesmo estoque de vagas apenas no mês de maio de 2021.
Atualmente, a cidade conta com o total de vínculos formais ativos de 63.808. Isso representa crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo dados do Caged, apenas em junho foram criadas 957 vagas de emprego formal na cidade.
O setor que mais abriu vagas no mês de junho foi o de serviços (331), seguido pelo comércio (301). A indústria (193) e a construção (133) também tiveram saldo positivo no período.
Em 2021, a geração de emprego é maior entre os jovens. A taxa subiu de 29,47%, no último ano, para 41% entre os trabalhadores na faixa etária de 18 a 24 anos. Quem tem o ensino médio completo está entre as pessoas que mais conseguiram nova ocupação.
Parte desta recuperação se deve também aos investimentos realizados pelo setor privado na cidade. No início do ano, a Copafer anunciou a instalação de nova loja no município, a qual deve entrar em funcionamento ainda em 2021. Devem ser abertos aproximadamente 300 novos empregos, com prioridade a pessoas que moram na cidade.
Em 26 de maio foi inaugurada a quinta unidade da rede de fast-food Mc Donald's em Mauá. O novo restaurante foi instalado em terreno de 292 m², localizado no número 2990 da Avenida Barão de Mauá, no Jardim Maringá.
Em 26 de junho, o Atacadão inaugurou sua segunda loja no município, localizada na avenida João Ramalho, gerando 600 novos empregos.