Welbe Macedo propõe criação da primeira faculdade municipal gratuita em São Caetano

O vereador Welbe Macedo (PSB) protocolou uma indicação para que o Poder Executivo envie à Câmara Municipal um projeto de lei que institua a criação da primeira faculdade municipal gratuita de São Caetano do Sul. A proposta tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior para a população de baixa renda, especialmente para quem está em situação de vulnerabilidade social.
"A educação é, sem dúvida, o principal motor de transformação social. Este programa visa oferecer oportunidades de ascensão profissional e pessoal a quem, até hoje, enfrenta barreiras para acessar o ensino superior. A iniciativa atende às necessidades de um público que, por questões econômicas, muitas vezes é excluído das instituições particulares", explicou Welbe Macedo na justificativa da proposta.
O parlamentar ressaltou a importância de expandir o acesso aos cursos superiores. "Devido a limitações financeiras, muitos são privados de ingressar no ensino superior. Ao oferecer formação gratuita, a faculdade municipal será uma ferramenta essencial de inclusão social, permitindo que os moradores tenham acesso a uma educação de qualidade e, assim, contribuam para o desenvolvimento da nossa cidade."
Segundo a proposta, a faculdade oferecerá cursos presenciais e a distância (EAD), garantindo maior acessibilidade e flexibilidade para estudantes que precisem conciliar os estudos com outras responsabilidades. "A implementação dessa instituição trará benefícios diretos à comunidade, formando cidadãos mais qualificados para o mercado de trabalho e para a participação ativa na sociedade", concluiu Welbe Macedo.