Curso forma profissionais para acolhimento no luto em São Caetano

A Ossel Assistência, referência em serviços de apoio no momento da perda de um ente querido, segue investindo na formação de profissionais especializados por meio do projeto Ossel Ensina. No dia 12 de maio, a partir das 8h, acontece em São Caetano o curso de formação para assessor de luto, voltado a quem deseja atuar com acolhimento e suporte a famílias em situação de perda.
A capacitação tem duração de 10 horas na unidade da funerária localizada na Rua 7 de Dezembro, 48, no bairro Nova Gerty. As turmas são formadas com no mínimo 10 participantes. “Apesar de inevitável, o luto ainda é um tema cercado de tabus. O assessor de luto é a figura que ampara, orienta e acolhe. É um profissional essencial e ainda pouco comum no mercado, mas com uma atuação transformadora para quem atravessa a dor da perda”, afirma Regina Célia Alves Diniz, diretora administrativa e operacional da unidade Ossel Assistência de São Caetano e idealizadora do projeto Ossel Ensina.
Segundo a diretora, a iniciativa educacional começou a ser estruturada há cerca de um ano, diante da necessidade de absorver mão de obra qualificada. “Para trabalhar na empresa, é preciso ter, além dos conhecimentos técnicos, muita psicologia ao lidar com os clientes, porque eles estão conosco na pior fase da vida, momento de dar adeus a um ente querido. Esse associado merece respeito, agilidade nos processos, discrição e acolhimento. O objetivo é, mais uma vez, subir a régua dos serviços prestados”, complementa.
A Ossel é pioneira ao oferecer uma certificação com registro em cartório e validade em todo o estado de São Paulo, formando agentes funerários com qualificação técnica e sensibilidade humana. “Somos a primeira funerária a formar, educar e certificar em nível estadual a pessoa em agente funerário, em um profissional do luto qualificado e humano”, ressalta Regina.
Além dos cursos voltados ao segmento funerário, o projeto Ossel Ensina prevê a ampliação da oferta de formações para todos que desejam se qualificar com excelência em outras áreas. A proposta é fomentar a educação corporativa também em empresas do setor, com conteúdo personalizado que considera aspectos institucionais, legislação vigente e necessidades específicas de cada CNPJ. “Para isso, o projeto passou pela avaliação do Inova Ossel, área de inovação da empresa”, reforça a diretora.
Para o empresário Cesar Marchetti, presidente da Ossel Assistência e do Grupo Unifor, a iniciativa é um marco. “Por trás de um projeto educacional como esse há uma equipe enorme que estruturou todas as etapas para que a pessoa que se forme com a gente tenha sucesso e eleve o nível de conhecimento. Estamos ansiosos e animados com essa nova missão porque sabemos que será grandiosa”, conclui.
Inscrições e mais informações pelo telefone: (11) 91534-1753.