Ação na FMABC conscientiza sobre a Doença de Parkinson

O Ambulatório de Distúrbios do Movimento do Centro Universitário FMABC, em Santo André, promoveu, nesta quinta-feira (10), uma ação especial de orientações sobre a Doença de Parkinson, em parceria com a Associação Brasil Parkinson (ABP). Cerca de 50 pessoas receberam informações e folhetos com dicas para identificar sinais e formas de reduzir os efeitos do distúrbio.

O evento faz parte da campanha Abril Verde, criada pelos órgãos de saúde para promover a conscientização sobre a Doença de Parkinson. Especialistas se colocaram à disposição dos pacientes do ambulatório e de seus familiares para esclarecer dúvidas e fornecer atualizações sobre o distúrbio e sua abordagem terapêutica.

As orientações incluíram formas de lidar com alguns dos obstáculos que a doença proporciona, como a dificuldade para trocar de roupas, tomar medicamentos e engolir alimentos. Também foram abordadas maneiras de melhorar o bem-estar geral do paciente.

O Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Parkinson é celebrado em 11 de abril. O distúrbio é neurodegenerativo e progressivo, caracterizando-se por afetar os movimentos, podendo causar tremores, rigidez muscular, lentidão e alterações no equilíbrio.

Além dos sintomas motores, também pode impactar a qualidade de vida dos pacientes, com desafios cognitivos, fadiga e distúrbios do sono. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado são essenciais para melhorar o manejo da doença e proporcionar mais bem-estar aos pacientes.