Pré-Conferência de Saúde da Região Norte acontece nessa terça-feira (29)

Tem início nessa terça-feira (29), a primeira das quatro Pré-Conferências Municipal da Saúde, que serão realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), e que irão anteceder a realização da 11ª Conferência Municipal da Saúde, que vai acontecer nos dias 6 e 7 de agosto.

A primeira região contemplada será a Norte (que envolve os bairros Campanário, Canhema e Taboão). O encontro será realizado nessa noite, das 19h às 22h, pelo aplicativo Zoom.

Para participar, basta acessar o site https://us02web.zoom.us/join , digitar a ID (987 5922 4630), e clicar em Ingressar, sem necessidade de senha. Outra opção é entrar direto pelo link: https://conasems-br.zoom.us/j/98759224630

A Pré-Conferência é um espaço aberto para debate com participação popular considerando, gestores, funcionários, população, conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Popular de Saúde e Conselhos Gestores, além de representantes de entidades, sindicatos, movimentos populares, conselhos e entidades de classe da área da saúde, no caminho de construção participativa e compartilhada das políticas de saúde local.

Nessa etapa, os participantes poderão apresentar propostas que irão compor o relatório que será levado para as plenárias temáticas da Conferência Municipal e submetido para aprovação dos participantes. Também serão eleitos os delegados (conforme critérios previstos no Regimento da Conferência de Saúde), que participarão da Conferência Municipal, como representantes dos segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor.

A secretária municipal da saúde e presidenta do CMS, Dra Rejane Calixto, reforça o convite para que a população e os profissionais da saúde participem dessas discussões. “Durante a realização das quatro Pré-Conferências regionalizadas vamos, de forma coletiva, pensar e debater as prioridades de saúde para a cidade. E, a partir desse cenário, e respeitando as diversidades dos territórios, formular propostas que vão de real encontro com as necessidades de quem mora ou trabalha em cada uma das quatro regiões do município”, disse.

Conferência Municipal- Pela primeira vez realizada de forma virtual, para evitar aglomeração e respeitar as medidas sanitárias de distanciamento social e de prevenção ao novo coronavírus (Sars-CoV-2), a 11ª Conferência Municipal de Saúde será realizada em dois dias: 06 de agosto (sexta-feira), das 18h45 às 22h e 07 de agosto (sábado), das 8h às 13h, também pelo aplicativo Zoom.

Nessa fase, são debatidas as propostas e os 136 delegados eleitos na fase anterior poderão votar e ajudar a eleger as propostas que vão subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde de Diadema dos próximos quatro anos (2022/2025).

Esse ano, a Conferência tem como tema “ResisteSUS: saúde e democracia em defesa da vida”, tendo as discussões focadas em três eixos temáticos:

• Eixo 1 – Promoção e Prevenção: comunicação, promoção à saúde, cultura de paz e não violência, educação permanente e vigilâncias;

• Eixo 2 – Assistência à Saúde: Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, Atenção Hospitalar, Saúde Mental e Assistência Farmacêutica;

• Eixo 3 – Gestão do SUS, Financiamento e Participação Popular.