Diadema vacinou mais da metade da população acima de 18 anos
Nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atingiu mais um importante marco na campanha de vacinação contra a Covid-19: mais de 50% da população adulta do município (pessoas com 18 anos ou mais), já recebeu pelo menos uma dose do imunizante contra o novo coronavírus.
“Nossas equipes da saúde estão mais uma vez de parabéns pelo empenho e dedicação. Reforço o nosso compromisso de continuar trabalhando para trazer mais vacina da covid-19 e, com isso, acelerar o cronograma de vacinação. Nosso objeto é claro: chegar a 100% da população adulta vacinada o mais rápido possível.”, afirmou o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.
Diadema tem uma população estimada de 312.153 pessoas com mais de 18 anos, portanto, aptas a tomarem a vacina. Para atingir metade da população seria necessário vacinar um pouco mais de 156 mil pessoas com a primeira dose (D1). Segundo dados do Vacinômetro, divulgado no “Boletim Covid-19”, até hoje (29), foram aplicadas 157.748 D1, o que representa 50,5% da população adulta. Além disto, também foram aplicadas 39.612 segundas doses, totalizando, 197.360 doses aplicadas.
"Temos tido ótimos resultados com a aplicação da primeira dose da vacina e aproveito para lembrar sobre a importância das segundas doses para garantir o esquema vacinal completo e impedir a circulação do novo coronavírus na cidade. Juntos vamos vencer essa pandemia. Viva a ciência. Viva os profissionais da saúde. Viva o SUS”, disse a secretária municipal da saúde, Dra. Rejane Calixto.
Segundo dados extraídos do site VaciVida, Diadema continua em terceiro lugar no quesito número de “Doses Aplicadas”, entre os municípios que integram o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Santo André, ficando atrás apenas de São Bernardo do Campo e Santo André, que contam proporcionalmente com uma população maior.
Controle das doses- A equipe da Vigilância à Saúde da SMS, em parceria com a “Comissão de Operacionalização e Acompanhamento da vacinação Covid-19” (saiba mais aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26521-conheca-a-comissao-responsavel-pela-operacionalizacao-e-acompanhamento-da-vacinacao-na-cidade_), segue monitorando diariamente as ações da campanha de vacinação do município para apoiar a gestão na elaboração de novas estratégias para alcance da meta de vacinação (90% em cada público-alvo).
De acordo com estudo da Pasta, além de apresentar um número satisfatório de aplicação das doses distribuídas, mantendo a cobertura acima de 80% das doses aplicadas, em relação ao total de doses recebidas, sendo que o mínimo previsto é de 70%, Diadema segue conseguindo antecipar o cronograma de vacinação.
“A ampliação da estratégia de vacinação, só foi possível com a utilização das doses de vacina que não foram utilizadas entre a população com comorbidades, mesmo o município tendo flexibilizado os critérios de comprovação previstos pelo estado de São Paulo. Para evitar fraudes, e/ou abusos, foi uma decisão de gestão a ampliação das faixas etárias, garantindo que a população esteja protegida de forma mais rápida possível contra a COVID-19, e fazendo o uso eficiente das doses disponíveis”, explica Franciele Finfa da Silva, coordenadora da Vigilância à Saúde.
No momento, todos os grupos prioritários definidos pelos Plano Nacional e Estadual de Imunização (PNI e PEI, respectivamente), estão recebendo a vacina. Em Diadema, desde sexta-feira (25), quem tem mais de 40 anos já pode procurar os postos de vacinação para tomar a primeira dose.
Questionada sobre as segundas doses, Franciele tranquiliza e diz que o estoque está garantido. “É importante salientar que as doses de vacinas destinadas às segundas doses, bem como aquelas que vieram para as gestantes/puérperas, trabalhadores da Educação, continuam reservadas para este fim, para que todos tenham garantidas as doses destinadas para vacinação, conforme previsto pela distribuição do Estado de São Paulo”.
Diadema Solidária- Diadema segue unida contra a fome e o frio. Quem for aos postos de vacinação receber a vacina contra a Covid-19 poderá fazer, voluntariamente, doações de alimentos e agasalhos para ajudar as famílias que estão situação de vulnerabilidade social e enfrentando dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19. Se você puder, doe, ajude o próximo!
Saiba mais em:
- Campanha “Sua Vida Importa Pra Mim e Sua Fome Me Incomoda” - Acesse: http://combateafome.diadema.sp.gov.br/
- Campanha do Agasalho 2021 - “Aquece Diadema” - Acesse: https://bit.ly/3wWUMJy