GCM e PM fizeram operações preventivas em Diadema
Duas operações policiais ocorreram em Diadema no final de semana, simultaneamente. A ação da GCM evitou a ocorrência de pancadões (foto), enquanto a da PM priorizou a fiscalização de trânsito. De acordo com o balanço geral das duas operações, somadas, foram 1.244 vistorias/abordagens de veículos, motos e pessoas que resultaram em 185 autuações, 19 autos removidos, 15 motos removidas, uma CNH recolhida, 42 orientações/notificações de estabelecimentos comerciais e residências, entre outros. A Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema realizou, mais uma vez, a “Operação Paz e Proteção”, em pontos críticos de pancadões. Já a Polícia Militar, por meio da CPTran Cia. Tática 1º Pelotão de São Paulo, deflagrou na cidade a “Operação Cavalo de Aço”.
GCM: Paz e Proteção- Desta vez, a operação preventiva da GCM, que aconteceu em quatro núcleos habitacionais, mobilizou 78 guardas e 32 viaturas. Nos pontos de fiscalização, o trabalho resultou em 635 abordagens/revistas de pessoas, 333 automóveis vistoriados, 115 motocicletas vistoriadas, 28 AITs (auto de infração de trânsito) emitidos, 36 estabelecimentos comerciais orientados/notificados, 6 residências orientadas devido som alto e 2 pessoas conduzidas ao Distrito Policial.
No “Morro do Samba”, que fica no bairro Serraria, os bloqueios foram no sábado e domingo (26 e 27/6, a partir das 19h). O efetivo também marcou presença no “Gazuza”, na região do Casa Grande, apenas no domingo (a partir das 18h).No mesmo sábado (26/6), as equipes da GCM de Diadema fiscalizaram o “Júpiter/Piratininga”, no Serraria (entre 14h e 17h30); e o “18 de Agosto”, localizado no Jardim Campanário, a partir das 19h.
Além dos núcleos, alguns pontos da cidade foram atendidos pela operação: avenida Maria Cândida de Oliveira e rua da Ocupação, no Casa Grande; avenida Vereador Gentil Santo de Paula, também no Serraria; avenida Antonio Sylvio Cunha Bueno, no Jardim Inamar; rua Lins, na região central, entre outros endereços.
PM: Cavalo de Aço- Segundo relatório da PM, a operação em Diadema ocorreu no sábado e domingo, entre 14h e 23h, em três pontos da cidade. Ao todo, a PM contabilizou 65 pessoas abordadas, 48 condutores abordados, 45 condutores autuados, 22 automóveis fiscalizados, 26 motocicletas fiscalizadas, 19 automóveis removidos, 15 motocicletas removidas, 108 autuações estaduais, um CNH recolhida, 4 autuações cf. Artigo 165-A e 2 ocorrências policiais.
Na região Norte, foram montados bloqueios de fiscalização de trânsito na avenida Maria Leonor, no Parque Reid; e na avenida Brasília com rua Baependy, no Jardim Campanário. A terceira blitz aconteceu na avenida Antonio Sylvio Cunha Bueno com rua Canopo, no Jardim Inamar. O referido local foi estrategicamente escolhido pela Prefeitura, devido as grandes aglomerações ali registradas, sempre nos finais de semana.
“Em decorrência das operações exitosas da GCM, evitando a ocorrência de pancadões, estamos constatando a migração dessas aglomerações para outros locais da cidade. Mas a Guarda e a PM estão atentas e agindo preventivamente para não permitir novas perturbações”, explicou o secretário de Defesa Social de Diadema, Benedito Domingos Mariano.
Nesse caso específico que vem ocorrendo na principal avenida do Jardim Inamar, a Fiscalização da Prefeitura já notificou os dois estabelecimentos comerciais que estão promovendo as aglomerações. Em caso de reincidência, os mesmos serão multados e lacrados por 30 dias.
Nos relatórios finais, a GCM e a PM informaram que as respectivas operações transcorreram dentro de normalidade.