São Caetano apresenta saldo positivo de empregos até abril; construção civil é destaque
São Caetano do Sul apresenta saldo positivo de 2.239 empregos formais nos primeiros quatro meses de 2021. Neste período foram 16.837 admissões, contra 14.548 desligamentos. Os números foram divulgados pelo Ministério do Trabalho. Com este resultado, o município contabiliza 111.877 postos de trabalho com carteira assinada. Entre os setores da Economia, o destaque ficou para a Construção Civil, com 989 novas vagas, evolução acima de 10% no primeiro quadrimestre. A geração de empregos formais nos últimos nove meses acumula saldo positivo de 5.944 postos de trabalho. Estes dados, aliados a outros indicadores econômicos, como a abertura de 1.230 novas empresas nos primeiros quatro meses de 2021, apontam para a recuperação econômica de São Caetano.
O prefeito Tite Campanella mostra entusiasmo com os números. "As circunstâncias podem até ser momentaneamente desfavoráveis por conta da pandemia. Entretanto, a economia de São Caetano tem dado sinais de aquecimento. Esta pesquisa demonstra isso. Quase todos os setores criaram empregos. Temos certeza de que, com a flexibilização gradual e responsável do comércio e dos serviços, a atividade econômica continuará em alta."
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (Sedeti), Fernando Trincado, segue a mesma linha. "A geração de emprego e renda é um dos grandes desafios que temos enfrentado. Atuamos firmemente no apoio ao crescimento das empresas e, na outra ponta, no auxílio aos munícipes que buscam recolocação no mercado de trabalho. Hoje temos 245 vagas disponíveis no Portal do Emprego, além de grande oferta de cursos de capacitação gratuitos.