Pontos de internet gratuita de São Caetano do Sul atendem 700 pessoas por dia

Lançado em 2018, o programa foi criado para promover inclusão digital, abrindo o acesso à internet em locais de grande fluxo de pessoas. Possibilitando acesso rápido à informação e facilidade de comunicação entre pessoas, empresas e órgãos públicos, o acesso à internet é essencial para o exercício da cidadania, acesso ao trabalho, lazer e vida social.
Segundo dados do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), vinculado à Seged (Secretaria de Gestão e Governo Digital), quase 700 pessoas, em média, acessam a internet nesses pontos, todos os dias. No último ano, cerca de 250 mil munícipes foram beneficiados pelo programa.
“Esses dados indicam que o serviço é amplamente valorizado pelos munícipes e cumpre um papel importante na promoção do acesso digital gratuito e universal, especialmente em espaços públicos de convivência, como praças e parques”, avalia Elinton Camacho Piratello, diretor do DTI.
A psicóloga Cristiane Marques, moradora do Bairro Santo Antônio, usa o serviço quase que diariamente, em suas caminhadas pelo Espaço Verde Chico Mendes. “Assim que chego já conecto. Gosto de caminhar ouvindo música; o sinal é bom e aproveito essa oportunidade de economizar do meu plano de dados. Já utilizo o wi-fi há uns dois anos nos parques de São Caetano”.
Para acessar a internet grátis nos espaços públicos da cidade, o usuário deverá conectar-se à rede “Wi-Fácil São Caetano do Sul” e fazer a autenticação por meio de conta no Facebook ou e-mail.