Escola municipal de São Caetano realiza projeto de Ginástica Laboral para funcionários

A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Padre Luiz Capra, localizada no Bairro Nova Gerti, em São Caetano do Sul, começou o segundo semestre com uma novidade: um programa de Ginástica Laboral para os funcionários.
Segundo a diretora Adriana Auricchio, o projeto foi elaborado pela assistente de direção Marguerita Bendzius Cervasio, formada em Educação Física, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida na volta às aulas presenciais: "Queremos reduzir o impacto negativo do sedentarismo nos meses de trabalho remoto", diz a diretora Adriana.
Além da atividade física, o projeto contempla conscientização sobre outros temas relacionados à saúde, como boa alimentação e hidratação adequada. A ginástica laboral acontece toda quarta-feira, e, para garantir o necessário distanciamento, os funcionários foram divididos em dois grupos com cerca de 15 pessoas: um às 8h e outro às 8h15.
O programa teve início no dia 18 de agosto, acontece só uma vez por semana e a aula dura apenas dez minutos. Mas os funcionários já começaram a sentir os efeitos no dia-a-dia. "Eu gostei muito, me alongou mesmo. Eu estava com dor nas costas e depois do exercício trabalhei bem, estou bem contente com essa ginástica! ", atesta Odvânia Silva de Oliveira, 56 anos, integrante do Programa Mais Oportunidade.
"Conheci a ginástica laboral em 1992, quando fui trabalhar no Japão. Diariamente, antes do início das atividades, todos os funcionários da fábrica praticavam a ginástica, que tinha como objetivo melhorar a saúde e evitar lesões. Há duas semanas passamos a praticá-la na escola e, para minha surpresa, foi muito bem recebida por todos os funcionários", diz o inspetor de alunos Joaquim Toshimitsu Tajima, 65 anos.
Além dos benefícios físicos, a diretora da escola já sente que houve também benefícios emocionais. "O ambiente ficou mais leve e até o relacionamento entre os funcionários melhorou"