São Bernardo é contemplada pelo programa #JuntosPelaCultura
A Prefeitura de São Bernardo foi premiada nesta terça-feira (13/07) em dois chamamentos públicos de formação do Programa #JuntosPelaCultura: Mais Gestão SP – Capacitação em Economia Criativa” e Capacitação Revelando SP.
A iniciativa é uma parceria das secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, e tem como objetivo unir o poder público e segmentos artísticos para fomentar e difundir a cultura. O evento de premiação foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, com presença do governador João Doria.
Em 2021, as chamadas públicas no Estado passaram de oito para 12, sendo sete para municípios, quatro para artistas e uma para organizações. São Bernardo realizou a inscrição em cinco destes editais. De acordo com o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, São Bernardo passa a ser um polo multiplicador da economia criativa.
“Estas ações fomentam ainda mais esse segmento na cidade, seja no setor econômico como cultural. Nossos artesãos e artistas do município precisam e agradecem muito”, disse o chefe da pasta.
No Programa Mais Gestão SP – Capacitação em Economia Criativa, a cidade indicou um gestor responsável pela cultura e economia criativa, com foco na organização e articulação de uma rede estadual de gestores culturais públicos para colaboração e impulsionamento de projetos e práticas dentro desta temática.
Já no Programa Capacitação Revelando SP, voltado à valorização da cultura tradicional local, foram contempladas a Rede Balsear e a Colônia dos Pescadores Z-17 Orlando Feliciano, ambas do Riacho Grande.
Os selecionados receberão formações, como aulas, oficinas, palestras, mentorias, e demais atividades, que acontecerão, entre setembro e novembro de 2021, com duração de 45 horas, divididas em dois encontros semanais de duas horas, durante dez semanas.
O #JuntosPelaCultura – Ao todo, 853 projetos foram selecionados no Programa #JuntosPelaCultura, sendo 524 apresentados por 161 prefeituras e outros 329 por produtores culturais. O programa vai beneficiar 9,6 mil artistas neste ano. O Estado vai disponibilizar R$ 10,6 milhões, recurso 45% maior que os R$ 7,3 milhões de 2020.