Semasa realiza minicurso sobre benefícios que a natureza proporciona para as crianças

Estudos científicos apontam que o contato com a natureza ajuda no desenvolvimento neuropsicomotor, reduz problemas comportamentais, melhora o controle de doenças crônicas (como obesidade e diabetes), equilibra os níveis de vitamina D, dentre diversos outros benefícios. Para falar sobre este assunto, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza em outubro o pocket curso 'Bem-me-quer! Vivenciando a natureza na infância'.
No minicurso, os participantes vão poder saber mais como a aproximação com a natureza contribui para a saúde, educação e formação das crianças.
As inscrições para a atividade, que será realizada de forma on-line, podem ser realizadas em www.semasa.sp.gov.br/minicursos, até o dia 18 de outubro.
As vagas são limitadas. Com carga horária de 5h, haverá emissão de certificado. O início da turma ocorre no dia seguinte e a atividade pode ser feita em até 15 dias.
Outros benefícios que o contato com a natureza propicia são: redução do sedentarismo, controle da hiperatividade e desenvolvimento da motricidade. Esses problemas integram o conceito de 'Transtorno de Déficit de Natureza', criado pelo jornalista e escritor americano Richard Louv para abordar consequências físicas, mentais e emocionais, além de doenças, que podem ser agravadas pela falta de contato com ambientes naturais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, para se desenvolver com saúde física, mental, emocional e social, as crianças e adolescentes devem ter acesso diário à natureza ao menos por uma hora.
O pocket curso 'Bem-me-quer! Vivenciando a natureza na infância' faz parte do programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes, que é realizado por profissionais da equipe de educação ambiental do Semasa. A atividade também integra a Escola de Ouro Andreense, da Prefeitura de Santo André.