Santo André inicia em janeiro revitalização do Teatro Conchita de Moraes

A Prefeitura de Santo André realizará a partir de janeiro a revitalização completa do Teatro Conchita de Moraes, localizado no bairro Santa Teresinha. A obra representa resgate de mais um marco histórico da cidade. A última intervenção no espaço cultural ocorreu em 2012, com a troca do palco e a estrutura metálica da área da plateia.
"Desde que iniciamos ainda a primeira gestão não medimos esforços para resgatar o sentimento de pertencimento dos andreenses, sobretudo trazendo a reforma dos mais diferentes equipamentos que estavam ou parados, ou ainda em situação precária. Recuperamos importantes espaços culturais, esportivos e de lazer, para que a população tenha mais opões de entretenimento, saúde e bem estar. O Conchita de Moraes carrega um enorme simbolismo e entregaremos mais este equipamento no próximo ano", disse o prefeito Paulo Serra.
Desde 2013 há uma recomendação do Ministério Público para que a área da plateia não seja utilizada por conta das condições da cobertura. Nesta semana, a Prefeitura anunciou a substituição da empresa responsável pela obra, já que a primeira colocada no processo legal de concorrência – Construtora Progredior Ltda – não atendeu os devidos requisitos. Assim, a segunda colocada, Ponto Forte Construções e Empreendimentos, aceitou executar a obra estritamente em conformidade com a legislação.
A administração segue os trâmites legais no momento para que a empresa já se prepare para iniciar o próximo ano recuperando o importante equipamento andreense. A obra, em processo de contratação, contempla todos as melhorias e adequações necessárias ao espaço, inclusive aquelas que foram objeto de observação pelo Ministério Público no passado.
Cine Theatro - Outro equipamento cultural da cidade segue em obras, com previsão para ser inaugurado em abril de 2022. O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes está passando por completa revitalização para se transformar em um centro multiuso, que será também polo cultural e centro de convivência.
O projeto de recuperação trabalha com o conceito de praça coberta para permitir o trânsito do público, enquanto prevê a recuperação e preservação das estruturas e dos elementos protegidos pelo tombamento.
A ideia é, através de adequações físicas que já foram concluídas, transformar o Cine Theatro Carlos Gomes em um equipamento multifuncional e flexível, voltado às diversas formas de manifestações artísticas e atividades culturais, e que, por ser aberto, propicie a livre circulação, acesso às atividades culturais e também a percepção visual do espaço interno da edificação a partir do exterior do Cine Theatro.