Toma posse o novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Mauá

A garantia dos direitos da mulher é uma prioridade para a Prefeitura de Mauá. Foram empossadas na noite da última sexta-feira (18/02) as novas integrantes do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher). O colegiado é composto por 22 integrantes, entre titulares e suplentes, que representam o poder público e a sociedade civil. O objetivo do grupo é promover o controle social, ou seja, a participação da população na administração pública, acompanhando e fiscalizando as ações. 

O fortalecimento da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres era compromisso da atual gestão. Apenas no primeiro ano de atuação, iniciada em janeiro de 2021, 118 atendimentos foram realizados, aumento de 293% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Outro passo importante dado pelo governo, preocupado em garantir a preservação dos direitos das mulheres, foi em relação à criação do Viva Maria — Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência, em novembro de 2021, que potencializou as ações do chamado SUAMM (Sistema Único de Assistência à Mulher de Mauá), resultado da união dos serviços públicos oferecidos pelas esferas municipal, estadual e federal, que atuam na repressão e na prevenção à violência contra a mulher, como as secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social, de Trabalho e Renda, de Educação, de Habitação, das patrulhas Maria da Penha (tanto da Guarda Civil Municipal quanto da Polícia Militar) e da Defensoria Pública.

O contato com a equipe pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (11) 4512-7706 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Quem sofrer ou flagrar violência doméstica pode denunciar ligando para os números da Patrulha Maria Penha da GCM (153) ou da Patrulha Maria da Penha da Polícia (190).