No Novembro Azul, Mauá chama a atenção sobre a saúde do homem

Seis em cada dez homens no Brasil somente vão ao médico após algum sintoma insuportável. Conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção em saúde é o objetivo do Novembro Azul. O movimento visa sensibilizar sobre o câncer de próstata e também as principais doenças que acometem este público.

Durante o mês de novembro, a Prefeitura de Mauá realizará série de ações na rede pública de saúde para dar visibilidade à campanha.

As 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) terão decoração referente ao tema e grupos educativos falarão sobre o câncer de próstata. Também estão previstos mutirões de PSA (exame de sangue para detectar alguma alteração urinária ou na próstata).

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) promoverá na quinta (04/11) e sexta-feira (05/11) a 3° Jornada Rosa e Azul, voltada aos profissionais de saúde, com palestras sobre diversos temas. Outras ações estão sendo planejadas e serão divulgadas posteriormente.

Em 2020, mais de 16 mil pessoas morreram de câncer de próstata no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Os principais sintomas da doença são dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou sêmen.

O diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir a cura da enfermidade. Homens acima dos 50 anos devem procurar o urologista para avaliação e, caso necessário, fazer exames (como PSA e toque retal). Pessoas com histórico da doença na família, a partir dos 45 anos.

Em Mauá, o munícipe pode procurar a UBS de referência para obter o encaminhamento para o especialista, disponíveis no CEMMA (Centro de Especialidades Médicas de Mauá) e no Hospital Nardini.