Mauá realiza primeiro mutirão de vacinação com agendamento on-line do público infantil

No primeiro sábado (29/01) com agendamento on-line para a vacinação de crianças em Mauá, a vendedora Luciana Bareti, 37 anos, levou a filha, Lívia, de 5, e a prima, Letícia, de 6, até a UBS (Unidade Básica de Saúde) Parque São Vicente. “Marcar a aplicação facilita a vida de quem trabalha na semana”, disse ela, moradora da Vila Falchi.
A força-tarefa de vacinação foi promovida em mais quatro unidades – Flórida, São João, Zaíra 1 e Magini –, das 9h às 16h, e atendeu a todos os públicos, não apenas ao infantil. Um total de 868 crianças, de 5 a 11 anos, foram imunizadas nesses locais.
Pai e filho, o analista de sistemas Fábio de Araújo Pereira, 37, e Gabriel, 5, receberam o reforço e a primeira dose, respectivamente.
“Se nós estamos protegidos é essencial que ele (filho) também esteja”, justificou a mãe, a auxiliar de farmácia Ariane Luís da Silva Ferreira, 34 anos.
O agendamento integra projeto piloto de informatização da saúde no município. Nesta fase inicial é direcionado para crianças de 5 a 11 anos e ocorre em cinco UBSs.
O supervisor Cleber Pontes, de 39 anos, e a mulher, Juliana, de 28, do Jardim Mauá, preferiram marcar a vacinação do filho Lorenzo, de 5, na unidade São João. “É muito mais prático e rápido”, elogiou Cleber.
Os pais ou responsáveis que quiserem programar a data e o horário de vacinação das crianças devem acessar o portal da Prefeitura de Mauá e clicar no botão 'Agendamento – Vacinação Contra a Covid' (https://mauaportal.sissonline.com.br/)
Nesta primeira fase, o cadastro não é obrigatório. A criança que não tiver a imunização agendada poderá receber a dose. Lembrando que o registro no site vacinaja.sp.gov.br é fundamental para agilizar o atendimento — há necessidade do CPF da criança para que a inscrição seja efetivada.
As crianças devem estar com os pais ou responsáveis. Aquela que tomou uma das vacinas do calendário de rotina deverá aguardar 15 dias para receber o imunizante.
O público com comorbidades de 5 a 11 anos precisa comprovar a condição por meio de receituário, exames ou relatório médico, com a descrição do problema de saúde ou da deficiência. Confira a lista no https://tinyurl.com/lista-comorbidades.
No dia anterior ao mutirão, na sexta-feira (28/01), a Prefeitura atingiu duas importantes marcas: 800 mil vacinas aplicadas contra a Covid na cidade e 12.304 crianças imunizadas, o que representa 24% do público-alvo dessa etapa da campanha.