Mauá faz rastreamento de famílias de pacientes internados por Covid
Após superar a expressiva marca de meio milhão de vacinas aplicadas em Mauá, a Prefeitura segue com medidas preventivas de enfrentamento à pandemia do coronavírus.A mais nova delas é o rastreamento das famílias de pacientes internados no Hospital Nardini. O primeiro passo é uma entrevista dos profissionais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com a pessoa para saber com quem ela interagiu antes de apresentar os primeiros sintomas da doença.
A partir daí, eles procuram os familiares e os convocam para comparecer até a unidade e fazer o teste de Covid (antígeno ou sorológico), dependendo do tempo de exposição. Ambos ajudam a detectar de forma rápida a doença e evitam a quarentena de 14 dias após o contato com o infectado.
A ação inibe a disseminação do vírus, tirando de circulação quem teve contato com o paciente e pode não saber que está contaminado. Caso o munícipe teste positivo para a doença é feito o acompanhamento por telefone para verificar a evolução do quadro - se for o caso, a pessoa é encaminhada para atendimento médico nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento).
O monitoramento dos casos de Covid visa prevenir um novo avanço da pandemia na cidade. Hoje, Mauá registra 23% de taxa de ocupação de UTI e 13% de enfermaria na Rede pública. O cenário atual é oposto ao de janeiro, quando o município chegou pela primeira vez a 100% dos leitos ocupados. Desde então, a administração municipal aumentou em 46% a quantidade total de leitos destinados somente para Covid em comparação com 2020, saltando de 94 para 134 unidades.
O município também intensificou a vacinação, testagem e busca ativa. Mesmo assim, reforça o pedido às pessoas manter os cuidados sanitários, como uso correto de máscara, higienização frequente das mãos, distanciamento fisico e evitar aglomerações.