Mauá alerta para a prevenção do câncer de mama no Outubro Rosa

O câncer de mama é o tipo da doença mais frequente entre as mulheres brasileiras. A campanha Outubro Rosa busca alertar sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico da enfermidade, além do câncer de colo de útero. Ao longo do mês, na rede pública de saúde de Mauá estão programadas ações de conscientização sobre o tema.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) terão decoração referente ao assunto para sensibilizar a população. Nas unidades básicas estão programados grupos educativos com o objetivo de orientar sobre a precaução e o autocuidado. Já o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) promoverá palestras com profissionais da área.

Uma das ações para a prevenção da doença é a requalificação das filas para mamografia, que são feitas via sistema CROSS. Em janeiro, quando a atual gestão assumiu, havia 8 mil pacientes aguardando - alguns desde 2018. Hoje são cerca de 6 mil. A iniciativa busca averiguar, diante da necessidade clínica e genética, as pessoas que precisam realizar o exame. A partir daí será feita a atualização da lista. Também estão sendo realizados os exames de papanicolau que estavam atrasados. O objetivo é prevenir o câncer de colo de útero.

O câncer de mama pode ser percebido a partir do surgimento de um caroço no seio, seguido ou não de dor. A pele da região pode ficar com o aspecto de casca de laranja. Também podem aparecer ínguas embaixo dos braços. Mas nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é fundamental consultar um médico.

As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar o exame clínico das mamas anualmente, enquanto aquelas entre 50 e 69, a cada dois anos. A verificação, feita pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do corpo, porém não substitui a investigação clínica. Caso a pessoa observe alguma alteração ela deve procurar imediatamente o serviço de saúde.