Sabesp responde ao Deputado Nishikawa sobre crise hídrica

No dia 15 de junho deste ano o Deputado Estadual Coronel Nishikawa solicitou informações sobre a possibilidade de crise hídrica no Estado de São Paulo, através da formulação de várias perguntas encaminhadas para a Sabesp através do requerimento de informação número 667/21.

Na justificativa, o Parlamentar destaca que existem "informações de especialistas sobre a possibilidade de crise hídrica neste ano".

Foram elaboradas 12 perguntas, dentre elas: Qual a atual situação e capacidade de operação dos sistemas de abastecimento, individualmente considerados, do Estado de São Paulo? E qual é a sua situação em comparação com a que existia em 2013-2014?

Em resposta ao Deputado Coronel Nishikawa, a Sabesp emitiu um "nota técnica" respondendo a todas as indagações. Na resposta a pergunta destacada acima, a autarquia estadual respondeu que: "em comparação ao mesmo período de 2014, atualmente a condição de reserva dos mananciais é superior em cerca de 30%".
A referida nota foi assinada por Dante Regazzi Pauli da Superintendência de Planejamento Integrado destaca ainda que: " a Sabesp descarta crise hídrica imediata". Em outra resposta a empresa ressalta que: "a operação e controle dos sistemas de abastecimento é rotina de todas as equipes ... utilizando as melhores práticas de engenharia por meio de sistemas informatizados, bem como monitoramento em tempo real ..."

O Deputado Nishikawa diz que: "cabe ao meu papel como Parlamentar ouvir os anseios da população e cobrar esclarecimentos das autoridades competentes para que possamos tomar medidas preventivas que irão minimizar ações emergenciais na possibilidade de uma crise".