Comitê de Ética em Pesquisa da FMABC conquista primeiro lugar em processo de acreditação

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário FMABC conquistou o primeiro lugar no processo avaliativo de acreditação realizado pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A certificação comprova que o comitê da FMABC atende todas as conformidades exigidas pelo órgão nacional, como a segurança e proteção dos direitos de todos os participantes de pesquisas.

Juvêncio José Duailibe Furtado, coordenador do CEP, acredita que o primeiro lugar no processo de acreditação é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado no comitê em todos esses anos: "Essa certificação comprova a seriedade e qualidade do nosso Comitê de Ética, valorizando os esforços prestados pelos nossos profissionais", afirma.

Também participaram do processo de avaliação os comitês dos institutos A.C. Camargo, Dante Pazzanese, Hospital Albert Einstein e o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

A acreditação é uma ação inédita, com o objetivo de promover maior eficiência na gestão da análise ética dos protocolos de pesquisa. O processo começou em 2020 e ocorreu em três etapas distintas e sequenciais, incluindo seleção de propostas, realização de oficinas temáticas com monitoramento por parte do CONEP, cursos à distância e visita in loco aos comitês.

O CEP do Centro Universitário FMABC foi criado em 1997 e é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. O grupo é interdisciplinar e independente, avaliando os projetos desde a elaboração até o relatório final.

O sistema CEP-CONEP foi instituído em 1996 para proceder a análise ética dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. Este processo é baseado em uma série de resoluções e normativas deliberados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.