Ação da Braskem no ABC propõe troca de resíduos plásticos por kits de higiene

No mês de agosto, a Braskem realizou a entrega de mais de 770 kits de higiene em Santo André e Mauá, em parceria com Grupo de Escoteiros Polaris e com a Associação Estrela Azul, através do projeto Plastitroque. A iniciativa visa incentivar a reutilização e reciclagem de materiais plásticos, formando um ciclo sustentável por meio da economia circular.

O Plastitroque busca estimular a sintonia do trabalho em grupo com a comunidade no entorno das unidades da Braskem por meio da prática da coleta seletiva como forma de promoção do pós-consumo sustentável. A dinâmica do projeto funciona a partir do convite à comunidade para arrecadação e separação de resíduos plásticos. Durante 4 semanas, conteúdos de educação ambiental foram divididos com as instituições parceiras para estimular os participantes e engajá-los nessa ação de economia circular.

Nos dias 20 e 21 de agosto, esses resíduos foram trocados pela moeda “plasticoin” nas instituições, com horários agendados e seguindo todos os protocolos de prevenção à COVID-19. Nos dias seguintes, as “plasticoins” foram trocadas por kits de higiene compostos por diferentes itens, como sabonete, detergente, água sanitária e álcool em gel. Em Santo André, foram distribuídos 648 kits, junto ao Grupo de Escoteiros Polaris, e em Mauá foram distribuídos 126 kits, em parceria com a Associação Estrela Azul.

Para Andre de Souza, membro do Grupo de Escoteiros Polaris, de Santo André, “é muito legal participar porque conscientiza todo mundo”. Tatiana, que acompanhou o filho na ação, relata que “essa atividade é muito importante porque faz as gerações futuras se conscientizarem de que o lixo precisa ser reciclado”. Juntos, Andre e Tatiana arrecadaram cerca de 40 kg de plástico pós consumo.

“Eu fico muito feliz quando vejo que o projeto tem essa grande proporção e abraça a população”, afirma Rosangela da Silva, professora na Associação Estrela Azul, instituição que atuou como parceira para o Plastitroque em Mauá.

De acordo com Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem, o projeto tem grande importância para companhia, que tem em seu DNA a economia circular e busca a redução, reutilização, recuperação, reciclagem de resíduos plásticos, até a reinserção desses materiais à cadeia produtiva: “Para nós, o projeto Plastitroque é de grande relevância pois aborda de uma forma lúdica a preocupação com o meio ambiente, o senso de coletividade, e a conscientização de crianças e adultos visando construir uma sociedade mais sustentável, quando falamos do descarte adequado de resíduos”, afirma.

Sobre a Braskem- Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58,5 bilhões (US$ 11,3 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.