99 registra 18% de redução em casos de assédio

A 99 reafirma seu compromisso em oferecer uma opção de mobilidade acessível e segura, principalmente para as mulheres. No primeiro semestre de 2024, a plataforma registrou queda de 18%, por milhão de corridas, nos casos de assédios contra passageiras, na comparação com o mesmo período de 2023. A redução do número de ocorrências é reflexo do investimento contínuo da empresa em tecnologia e promoção de iniciativas de educação e conscientização dos usuários.

“A 99 tem um compromisso ininterrupto com a segurança de todas as pessoas. Isso inclui desenvolver para elas um ambiente ainda mais seguro no setor de transporte por aplicativo, com orientações diretas às usuárias, capacitação de motoristas parceiros, incentivo ao empoderamento feminino e combate ao assédio e à violência de gênero”, afirma Igor Soares, diretor de Qualidade e Segurança da 99. Os nossos esforços da 99 resultaram em benefícios também para as condutoras. Em uma análise do cenário geral de ocorrências, que inclui assédio contra motoristas parceiras, houve uma redução de 14% nos incidentes.

Na Região Metropolitana de São Paulo, os indicadores são ainda mais otimistas, com redução de 16% em incidentes contra usuários em geral e de 26% contra mulheres. A plataforma conta com mais de 50 ferramentas de Segurança, combinando sistemas de checagem e inteligências artificiais, que contribuem para que 99,9% das viagens realizadas pela plataforma sejam finalizadas sem incidentes. Para que cada vez mais mulheres possam exercer o seu direito de todas de ir e vir com autonomia, segurança e acima de tudo, liberdade, a empresa compilou uma série de dicas para tornar as viagens pelo app ainda mais tranquilas.

Antes da Viagem

● Dados sempre atualizados: conferir e atualizar as informações do perfil e dos contatos de emergência ajudam a promover um ambiente mais seguro e acolhedor para as passageiras, além de facilitar o atendimento em caso de necessidade.
● Viaje somente pela plataforma: na 99, todas as corridas são monitoradas para otimizar a segurança dos usuários. Ao combinar corridas ‘por fora’, as funcionalidades exclusivas e específicas para a segurança de mulheres no app são desativadas.
● Corridas para terceiros: o ideal é que cada usuário utilize seu próprio perfil para que as tecnologias de proteção sejam mais assertivas. Caso seja necessário solicitar uma corrida para terceiros, é possível informar os dados completos de quem está viajando através do ícone ‘mudar passageiro’, na tela de destino.
● Local de embarque: o recomendável é que as passageiras esperem dentro de casa, da portaria do prédio ou em um estabelecimento seguro até que o app mostre que o motorista está se aproximando. Para áreas externas, é importante evitar o uso de celular e ficar atenta ao entorno para identificar potenciais ameaças e situações perigosas.
● Identifique o condutor: antes de entrar no veículo, confira a placa, a marca e o modelo do veículo. Visualize a foto do motorista e as informações mostradas no app para ter certeza de que está entrando no carro certo, com a pessoa certa. Se notar alguma irregularidade, NÃO embarque e informe a 99 imediatamente por meio do app colaborando com a segurança de todos que utilizam a plataforma.

Durante a corrida

● Banco de trás e cinto de segurança: sentar no banco de trás possibilita sair por qualquer lado do carro para evitar o tráfego de veículos no desembarque. Além disso, essa é uma forma de garantir mais conforto para todos.
● Ativação dos recursos de segurança: na tela inicial do aplicativo, há um ícone de um escudo azul, que reúne as principais ferramentas de proteção, como gravação de áudio e compartilhamento de rota com amigos e familiares. Ali também é possível acionar com facilidade o botão de emergência, para ligar para a polícia militar (190) em caso de necessidade.
● Dados pessoais: compartilhar número de telefone ou outras informações com o motorista deve ser evitado ao máximo. Isso inclui o compartilhamento involuntário, como em conversas ao telefone durante a viagem. Caso a seja necessário se comunicar posteriormente com o motorista, a plataforma possui recursos específicos para isso, que protege os dados de ambos.
● Apoio externo: quando há a sensação de insegurança, a dica é ligar para a polícia ou simular uma ligação para alguém, deixando o motorista saber que outra pessoa a espera e está acompanhando a rota. Isso ajuda a conter atitudes inadequadas ou dissuadir qualquer potencial agressão.
● Desembarque: caso o destino seja um local desconhecido, é possível solicitar ao motorista para em locais com mais iluminação e circulação de pessoas.
● Objetos perdidos: ao se aproximar do destino, o app envia lembretes para conferir se nenhum objeto caiu de bolsos, mochila ou bolsa, mas é importante ser vigilante quanto a isso e olhar no banco ou chão do veículo antes de encerrar a viagem.

Depois da corrida

● Avaliação do motorista: além da classificação por estrelas, é possível enviar feedback sobre o comportamento na direção do veículo. Esses feedbacks ajudam a manter a plataforma mais eficiente e segura para todos.
● Registro de incidentes: todo e qualquer problema na viagem devem ser notificados na plataforma. Para isso, basta acessar a corrida correspondente no app, selecionar Ajuda e relatar o ocorrido. A Central de Segurança 24h prestará o suporte adequado e tomará as medidas necessárias.
● Função bloquear: passageiros e motoristas parceiros podem usar esta função se desejarem evitar o encontro em corridas futuras, caso tenham passado por uma situação incômoda um com o outro. O botão fica disponível ao encerrar corridas avaliadas com 4 estrelas ou menos.
● Cobertura de Seguro: a plataforma oferece proteção contra acidentes pessoais, que inclui assistência psicológica, cobertura de despesas médicas e hospitalares, entre outros, para todos os usuários.

Assédio e Importunação Sexual são crimes! Denuncie! Ligue 180
Todas as corridas da 99 estão cobertas por Seguro Contra Acidentes Pessoais, que inclui assistência psicológica, cobertura de despesas médicas e hospitalares, entre outros. Além de registrar boletim de ocorrência, as mulheres que tenham sofrido qualquer tipo de abuso, assédio ou importunação sexual podem contar a Central de Segurança da 99, disponível 24h, para prestar atendimento humanizado e especializado em casos dessa natureza e orientar sobre o acionamento do seguro. A notificação do incidente na plataforma é fundamental também para que o agressor seja imediatamente bloqueado e não faça novas vítimas.

Apoio às mulheres vítimas de violência
Em evento em celebração aos 40 anos das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), um dos destaques foi a parceria entre a 99 e o Governo do Estado de São Paulo para oferecer transporte gratuito e seguro a mulheres que acionarem o 190. Ao contatarem a Cabine Lilás, caso seja necessário e se a vítima desejar, ela poderá se deslocar a um serviço público, como Delegacias da Mulher, Instituto Médico Legal ou hospitais, utilizando gratuitamente o app da 99, que será acionado pela Polícia Militar por meio de um voucher viabilizado por este convênio.

99 Mais Mulheres
No primeiro semestre de 2024, a 99 registrou uma queda de 28%, por milhão de corridas, nos casos de assédio e violência sexual contra passageiros, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em São Paulo, essa redução foi de 32%, por milhão de corridas. Esses resultados são reflexo do investimento contínuo da 99 em tecnologia e iniciativas focadas na segurança das mulheres, como o Programa Mais Mulheres, criado em 2019 para promover o empoderamento feminino, estimular o empreendedorismo e fortalecer o debate sobre mobilidade urbana para elas. Uma das principais ferramentas do programa é o botão 99Mulher, que permite às motoristas parceiras optar por receber chamadas apenas de passageiras. A 99 utiliza inteligência artificial para identificar passageiras e motoristas parceiras em situações de maior risco. O monitoramento de corridas em tempo real, via GPS, detecta mudanças de rota, paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto, alertando imediatamente a equipe de Segurança da 99, que pode acionar as autoridades competentes, se necessário.

Mais Mulheres na Direção
Em outubro, a 99 lançou em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, o programa Mais Mulheres na Direção, com o objetivo de fortalecer a autonomia econômica e a segurança das mulheres, incentivando-as a se tornarem motoristas parceiras. A iniciativa oferece descontos em combustível e incentivos financeiros para adesivagem de carros para condutoras parceiras, além de descontos no 99Entrega para empreendedoras cadastradas na Rede Mulher+ e em corridas para mulheres vítimas de violência atendidas pela unidade sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

SOBRE A 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.