Veículos abandonados em Diadema são retirados para evitar o guincho

O início da operação de retirada dos veículos abandonados das vias de Diadema e a remoção deles para o pátio provocou uma corrida dos donos para desimpedir as ruas e avenidas antes da chegada do guincho.

O serviço de retirada dos veículos começou há três semanas. O secretário adjunto de Mobilidade e Transportes, Daniel Viana, disse que desde o anúncio da operação os donos estão retirando seus veículos por conta própria para evitar o pagamento das multas e das diárias do pátio.

"Assim é melhor, uma vez que a desobstrução das vias melhora o trânsito, a segurança viária e a circulação de pedestres. O meio ambiente também agradece", comentou.

O serviço de remoção está sendo feito pela empresa ganhadora da licitação com o acompanhamento dos agentes de trânsito. "Estamos recolhendo os veículos que foram adesivados há meses para alertar o dono da situação de abandono e que seu carro está atrapalhando a cidade", disse Daniel.

Mais remoções - Os agentes de trânsito estão adesivando, agora, os veículos denunciados pelos moradores. "Constatado o estado de abandono, a carcaça ou o veículo recebe o adesivo dando prazo de 15 dias para o dono retirar". As denúncias devem ser feitas pelo aplicativo Colab no Google Play ou Apple Store, ou então pelo telefone 165. Outra possibilidade é a Central de Atendimento.

Para retirar o veículo, o dono deve – em primeiro lugar – constatar se ele está no pátio ligando para 4210-6129 ou indo até a av. Fagundes de Oliveira, 1.400, em Piraporinha, com acesso pela av. Marginal dos Couros. O processo de liberação é todo eletrônico pelo site da Central de Atendimento. Em https://fala.diadema.sp.gov.br/2023/07/28/liberacao-de-veiculos/ está relacionada a documentação necessária e o passo a passo para a retirada do veículo.