Tudo pronto para Diadema ganhar uma nova creche
Vistoria realizada nesta quinta-feira (24/8) pela equipe da Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema constatou que está tudo pronto para a inauguração da creche do Eldorado. A nova unidade, localizada no número 95 da Rua Bureva, vai atender 125 crianças de 0 a 1 ano e 11 meses. A inauguração vai acontecer na próxima quarta-feira, 30 de agosto.
Esta será a quinta creche inaugurada pela atual gestão do prefeito José de Filippi Junior. As outras são a Roberto Gordon, no Centro; a Vila Nogueira, no bairro de mesmo nome; a Santa Rita, que fica no Vila Joaninha; e Azolida, no Taboão. No total, desde 2021 foram criadas 1.127 vagas para em creches, com novas unidades e reorganizações.
A nova creche do Eldorado será administrada pela ABASC - Associação Brasileira de Ação Social Cristã e vai trabalhar de modo conveniado à Prefeitura.
Uma atração à parte é a estrutura da nova unidade. Contando com três andares, ela tem sete salas, refeitório, quadra coberta, solário e tanque de areia. Também terá mobiliários adaptados a bebês, como mesinhas e cadeirões. As crianças atendidas no local vão receber cinco refeições por dia, que será elaborada por nutricionista.
Como explica a diretora da unidade, Sarah Regina Borba Batista, as crianças que passarão a ser atendidas estavam na lista de espera da região. “Já estamos fazendo matrícula e tem bastante procura por parte da comunidade. Os pais estão encantados com a creche, até porque na região tem muitas crianças bebês. A comunidade acolheu muito bem a gente, os funcionários. Está muito bacana essa relação”, afirma.
Depois de inauguração, no dia 30 de agosto, a previsão é que a nova creche da cidade passe a funcionar a partir de 4 de setembro.
Creche Lugar de Criança
Lançado em 2021, o programa Creche Lugar de Criança tem o objetivo de ampliar a quantidade de vagas e qualificar o atendimento educacional a esse segmento das crianças atendidas pela Prefeitura.
Para isso, por exemplo, aumentou o repasse de recursos às entidades conveniadas, que é feito por estudante atendido. Outras medidas do programa são a formação permanente de educadores e a implantação do programa Escola Bem Cuidada - que realiza obras de manutenção nas unidades escolares - também nas unidades conveniadas.