Terceira dose da vacina covid-19 está suspensa preventivamente em Diadema
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que está suspensa, temporariamente, a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 na cidade. A decisão tem caráter preventivo e foi motivada pelas discordâncias nas orientações vindas do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo com relação ao uso da vacina Coronavac para dose adicional em idosos.
O Ministério da Saúde, por meio da NOTA TÉCNICA Nº 27/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, recomendou que a administração da dose adicional de reforço da vacina contra a covid-19 na população idosa seja feita, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral (Janssen ou Astrazeneca)
Entretanto, o Governo do Estado de São Paulo adotou estratégia diferente e já enviou ao município, na última sexta-feira (03/09), 100% da grade necessária para aplicação da dose de reforço em idosos com idade igual ou superior a 85 anos da vacina Coronavac.
Frente a esse contexto, no último dia 5 de setembro, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo - COSEMS/SP, enviou o Ofício COSEMS/SP 317/2021 ao Sr. Eduardo Ribeiro Adriano, Secretário Executivo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, onde sugere que o Estado de São Paulo adote o cronograma do Ministério da Saúde com as vacinas que serão enviadas por eles uma vez que evidências científicas e diversos especialistas renomados da área de infectologia e Imunização apontam que a dose de reforço nesta população idosa deve ser feita conforme a indicação do Ministério da Saúde, que se embasou nas recomendações do Comitê Técnico Científico Assessor da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19.
Considerando este ofício, a Prefeitura de Diadema decidiu aguardar o posicionamento oficial do Estado de São Paulo quanto à aplicação da terceira dose da vacina de covid-19. Vale ressaltar que está mantido o início da vacinação dos jovens de 12 anos e 13 anos, que inicia hoje (8), a partir das 8h30, assim como a retomada da aplicação da segunda dose da Coronavac, a partir das 13h.