Diadema começa a aplicar terceira dose em idosos nessa quarta-feira
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema começa a aplicar nessa quarta-feira (8), a partir das 13h, a terceira dose de reforço contra a covid-19 em idosos com mais de 85 anos e que tenham tomado a segunda dose (D2) da Coronavac a mais de seis meses, ou seja, vacinados com a D2 até o dia 08 de março deste ano. Após rever os estoques de vacinas no município, a SMS decidiu seguir a orientação do Conselho Nacional das Secretarias Municipais da Saúde, signatário do posicionamento do Ministério da Saúde, que determina, o uso das vacinas RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou com a vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
“Diadema decidiu segurar o início da vacinação com a terceira para contar o estoque e verificar a quantidade de doses de Astrazeneca disponível para saber se seria possível atender a todos os idosos aptos a receberem a imunização, uma vez que a cidade havia recebido do Governo do Estado de São Paulo, doses de Coronavac para vacinar esse público. O município optou por levar em consideração o que os especialistas têm orientado até o momento, ou seja, aplicar a dose adicional de reforço da vacina contra a covid-19 na população idosa com vacinas RNA mensageiro ou vetor viral. Estamos fazendo um grande esforço para garantir a aplicação de doses de forma correta e que garanta a imunidade de nossa população. Nosso maior compromisso é com a ciência e o bem-estar e segurança dos munícipes de Diadema”, afirmou Franciele Finfa da Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde.
Quem recebeu a segunda dose da vacina AstraZeneca deverá aguardar o aprazamento de seis meses para receber a terceira dose, portanto, só estarão aptos a tomar a D3 a partir de novembro.