“Refloresta Diadema” já nasce com plantio de 200 ipês

No decorrer dos próximos anos, a Prefeitura vai aumentar a cobertura vegetal de Diadema para melhorar mais a qualidade de vida e o ranking ambiental do município. Para isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS) lançou hoje, 6/10, o Programa “Refloresta Diadema” com o plantio imediato de 200 mudas adultas de ipês (amarelo, roxo e branco), no trevo de entrada da cidade, próximo à Rodovia dos Imigrantes.

A meta do Programa “Refloresta Diadema” é realizar 2.000 plantios de árvores por ano. Segundo a pasta, esse trabalho de arborização será permanente e estendido para todos os bairros. A próxima região a receber novos espécimes será o Jardim Canhema.

O investimento em cobertura vegetal faz parte do conjunto de ações da SMAS, por meio do eixo estrutural “Bem Viver”, que também compreende incentivos à coleta seletiva, educação ambiental, revitalizações de parques e áreas verdes.

Atualmente, de acordo com a SMAS, o município de Diadema tem uma cobertura vegetal de 4,3% da cidade. O objetivo da pasta, com o “Refloresta Diadema”, é subir para 5% esse percentual nos próximos anos, o que equivale a uma área de cerca de 24 mil m². Portanto, agregando mais qualidade ambiental ao espaço urbano e contribuindo à beleza e contemplação, qualidade do ar, controle de temperatura, fauna e outros.

O ato de lançamento contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho; do secretário adjunto, André Luiz das Neves; e dos diretores ambientais, Alisson Félix e Ricardo Peres.

“Nossa Prefeitura já está investindo e trabalhando para ampliar a cobertura vegetal da cidade. Para isso, vamos fechar o balanço deste ano totalizando 2.000 plantios”, informou o secretário Vaguinho. A respeito das novas árvores, ele disse que estão sendo plantadas mudas adultas de porte maior, com proposta paisagística e interesse ambiental, como ipê, manacá da serra e a árvore símbolo da cidade, a chamada “diadema”.

Ranking ambiental- Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo avalia a gestão ambiental dos 645 municípios paulistas, anualmente. Segundo o último levantamento, com base em dados do ano passado, Diadema está no caminho certo e evoluiu para a 224ª colocação, alcançando a sua melhor posição no ranking ambiental nos últimos dez anos.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema, o município almeja continuar melhorando no ranking. Para isso, está priorizando a sustentabilidade e investindo em arborização urbana, educação ambiental, coleta seletiva, resíduos sólidos e outros.

SERVIÇO

Programa Refloresta Diadema - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos – tel. 4059-7604