Procon Diadema dá dicas para Black Friday 2022

Em novembro, começam as promoções de Black Friday e para que o consumidor possa aproveitar as ofertas sem cair no prejuízo, o Procon Diadema divulga algumas informações importantes para fazer a melhor escolha e garantir bons descontos.

"Faça uma lista prévia de produtos que deseja comprar, pesquise o preço antecipadamente e estabeleça um limite de gastos para evitar endividamento. O consumidor ainda precisa observar prazo de entrega, política de troca e analisar o valor do frete para saber se o desconto realmente vale a pena", explica a coordenadora do Procon Diadema, Eliete Menezes. Para monitorar os preços e verificar se há alguma irregularidade, a instituição providencia uma lista de produtos populares, mais comprados nessa época, para acompanhar o preço atual e do dia da Black Friday.

Se a compra for pela internet, o consumidor deve primeiro verificar se o site é confiável. A Fundação Procon disponibiliza uma lista de sites que devem ser evitados aqui (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php) por não serem seguros.

"Além da Black Friday, a Copa do Mundo e as festas de final de ano devem impulsionar os setores de comércio e serviço. Por isso, o consumidor ainda deve se atentar ao prazo para entrega para evitar possíveis frustações. As pessoas querem uma televisão nova para a Copa do Mundo, mas vai chegar a tempo? As compras de Natal serão entregues até a data da entrega do presente?", questiona Eliete.

As regras básicas do Código de Defesa do Consumidor também são válidas na Black Friday, já que as promoções não eliminam as normas que o fornecedor deve seguir. Para consultar o CDC, clique aqui (https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/files/CDCcompleto.pd)

Como reclamar- No caso de dúvidas ou reclamações, procure o Procon. Para ser atendido, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC). O serviço recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A coordenadora do serviço explica que a alta de casos de covid-19 nos últimos meses de 2021 afastou muitos consumidores da busca pelos direitos, mas que, neste ano, a equipe do Procon Diadema está se preparando para um possível aumento no número de reclamações. Entre outubro e dezembro do ano passado, foram registrados 919 atendimentos, entre dúvidas e reclamações.

Criado em 1993, o Procon Diadema tem a missão de reprimir práticas comerciais ilegais, agindo de maneira preventiva ao averiguar as condutas que tenham potencial lesivo para os consumidores e aplicando sanções administrativas pertinentes, com o intuito de desencorajar a prática de infrações e evitar que a coletividade de consumidores seja prejudicada em seus direitos.

Fique atento

Saiba o que fazer para aproveitar as promoções:

· Tenha uma lista prévia de itens que deseja comprar e compare preços entre as lojas;

· Verifique o valor do frete e inclua a taxa no preço do item para saber se o desconto vale a pena;

· Se o produto ou a empresa possui reclamações;

· No momento da entrega, confira se o produto corresponde ao mesmo da compra;

· Conheça as regras de troca de mercadoria;

· Guarde panfletos ou tenha material impresso sobre a promoção. No caso de compra online, imprimir ou salvar os documentos da promoção ou transação; e

· Tenha controle e não gaste mais do que o orçamento permite.

Serviço:

Procon Diadema

Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.

Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.

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