Prefeitura inicia reforma da Unidade Básica de Saúde Piraporinha

Os moradores do Piraporinha poderão usufruir em poucos meses de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente reformada. As obras terão início na próxima semana e contemplarão uma das principais queixas dos usuários e trabalhadores: o telhado, cuja situação foi agravada com as chuvas intensas registradas no final de janeiro e início de fevereiro deste ano.
“O prédio dessa unidade, assim como várias outras, sofreu pela falta de investimentos nos anos anteriores. Logo quando assumimos, detectamos os problemas estruturais e demos início ao planejamento para incluir essa unidade o quanto antes no cronograma de obras e conseguimos viabilizar os recursos financeiros. Fico feliz de saber que vamos proporcionar, muito em breve, uma estrutura digna de trabalho para os profissionais e um espaço mais humano e acolhedor para a nossa população”, ressaltou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.
A previsão de conclusão das melhorias é de até três meses. Nesse período, os atendimentos da UBS serão transferidos para o Clube Municipal Mané Garrincha (Rua Cariris, 95 – Piraporinha), que também já abriga a Unidade de Atendimento à Gripe. A medida é necessária para garantir a segurança dos trabalhadores da UBS e dos próprios usuários que frequentam a unidade, já que reforma começa pela troca do telhado.
A mudança para o local temporário de atendimento tem início nesta sexta-feira (4/3). A partir do dia 7 de março, o atendimento da UBS Piraporinha já será no Mané Garrincha, com exceção da vacinação (covid-19 e de rotina) que foram transferidas durante o período de execução da obra para a UBS Nova Conquista (Avenida Presidente Juscelino, 759).
“Nós temos o compromisso de buscar soluções que visem melhorar a rede municipal de saúde. Vamos fazer aqui uma reforma completa e todas as providências para que essa obra seja feita no menor tempo possível e dentro dos padrões de segurança e qualidade foram tomadas pelo corpo técnico da Secretaria da Saúde e da Prefeitura. Quando essa reforma terminar, vamos devolver à população do Piraporinha e entorno a UBS reformada e mais acessível”, pontuou a secretária.
Melhorias: O projeto contempla a reforma do telhado, troca do forro e pintura interna e externa desta UBS, em um investimento de mais de R$ 142 mil. Outras melhorias previstas no Programa UBS Nota 10 também farão parte do projeto, como: vigilância patrimonial por videomonitoramento 24 horas, instalação de novas placas de identidade visual para melhorar a ambiência da unidade, equipe de higiene e limpeza, reforço nas equipes de saúde e entrega de novos uniformes aos funcionários.
Iniciado no ano passado, o Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana” é dividido em duas fases: na primeira delas contempla melhorias do espaço físico, padronização visual e outras ações para dar mais conforto e segurança para profissionais da saúde e os usuários.
Já a segunda etapa prevê a incorporação de outras tecnologias e equipamentos, como melhorias no sistema de abastecimento de insumos e medicamentos, aperfeiçoamento da rede de informatização, tanto em equipamentos como em conectividade e implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta.
O programa já transformou a realidade das UBS Jardim das Nações, Centro, Paulina e Ruyce. As melhorias são resultado do contrato de gestão estabelecido com a Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), para gerenciamento, operacionalização e execução das ações em serviços de saúde para a rede assistencial a saúde de Diadema.