Prefeitura entrega ciclofaixa no Taboão e anuncia ciclovia na Avenida Casa Grande

Diadema ganhou na manhã deste sábado (5) sua segunda ciclofaixa permanente, no bairro Taboão, exatos três meses após a entrega da primeira faixa, na Avenida Ulysses Guimarães (esta outra com 5,7 km de comprimento). A nova via tem 3,86 km de extensão e liga a Rua Polônia até a Rua Serra da Bocaina. Ela é formada por duas faixas unidirecionais margeando o canteiro central das avenidas Paranapanema e Maria Leonor, no Taboão.

A entrega da nova ciclofaixa teve início com uma pedalada que saiu próxima ao Paço Municipal, no Centro, que se dirigiu até a nova obra, no Taboão. O evento contou com as presenças do prefeito José de Filippi Júnior, da vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Patty Ferreira, da secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, de Mozart Alves Moreira, do Pedal Diadema, além de secretários, coordenadores municipais e vereadores.

"Vamos multiplicar o modo de transporte por meio de bicicleta, com a criação de mais ciclofaixas e ciclovias por toda a cidade", afirmou o prefeito Filippi. "O objetivo é que todos usufruam desse novo espaço de mobilidade urbana que serve tanto para o lazer como para o transporte", concluiu.

O prefeito também destacou a aprovação do Plano de Mobilidade Urbana, por unanimidade na Câmara Municipal, que permitiu a busca de investimentos para melhorar o transporte coletivo (como construção de novas ciclofaixas e ciclovias, e obras viárias para interligar os bairros).

Nova ciclovia - Durante a entrega da nova ciclofaixa, o secretário de Mobilidade e Transportes, Osvaldo Misso, destacou a construção de uma ciclovia na cidade. "Estamos construindo uma ciclovia na Avenida Casa Grande. Acredito que muito em breve o município ganhará mais uma via de transporte por meio de bicicleta", disse Misso.

Redução de desigualdades- A vice-prefeita Patty Ferreira ressaltou que a entrega da nova ciclofaixa ajuda na redução de desigualdades. "Com essa nova via todos ganham mais uma opção de transporte para se deslocar para o trabalho ou lazer de modo mais feliz e saudável", afirmou.

Para a secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, as pessoas devem ocupar os espaços da cidade para torná-la uma cidade melhor. "A nova ciclofaixa representa muito, pois mostra que participação dos moradores na definição de políticas públicas de transporte gera resultados concretos", disse.

Festa- Durante a manhã os moradores do entorno da nova ciclofaixa contaram com uma grande festa cultural e esportiva, com aulas de esporte com jogos e brincadeiras, Zumba (dança) e aulas do projeto Mulheres em Movimento. Depois do ato de entrega, a população pode aproveitar show com o grupo Boêmios do Samba.

Ciclofaixa- A ciclofaixa da Avenida Paranapanema atende aos conceitos de segurança viária, principalmente em relação à largura adequada das faixas, com 150 centímetros em cada sentido. Outro item de segurança são as faixas de canalização, que disciplinam os locais de travessia dos pedestres.

O projeto ficará separado dos veículos por tachões no asfalto e sinalização horizontal. As outras medidas de segurança envolvem que, em cruzamentos com semáforos, haverá foco para o ciclista; as paradas de ônibus sinalizadas; placas de regulamentação instaladas ao longo de toda a ciclofaixa; revitalização da sinalização já existente; e reforço da sinalização, tanto horizontal quanto vertical, para a travessia segura de pedestres.

Ao longo de toda a avenida Paranapanema o estacionamento só será permitido fora do horário de pico, que é das 6h às 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira. Na avenida Maria Leonor não haverá alteração no estacionamento.

A instalação da ciclovia na Avenida Paranapanema esteve presente no Plano de Governo apresentado pelo prefeito Filippi na campanha de 2020 e integra planejamento de mudança de conceito da mobilidade na cidade, que busca harmonizar a relação entre veículos, pedestres e ciclistas no município.

A primeira ciclofaixa permanente foi entregue em dezembro, na Avenida Ulysses Guimarães, com 5,7 quilômetros de comprimento, durante as comemorações do aniversário da cidade

 

Por Heitor Bisi
Foto: Igor Andrade Cotrim