Prefeitura apresenta projeto do novo Adolescente Aprendiz

A Prefeitura de Diadema protocolou nesta quinta-feira (15/07) o Projeto de Lei que prevê a criação do novo Adolescente Aprendiz. O Programa será dividido em duas modalidades: Aprendiz Primeiros Passos, destinado aos adolescentes de 14 e 15 anos, e Aprendiz Travessia, destinado aos adolescentes de 16 e 17 anos.

“Tenho certeza que vamos logo aprovar esse projeto tão importante para a nossa cidade e para nossa juventude que tanto precisa do Programa Adolescente Aprendiz”, disse Ana Lúcia Sanches, Secretária Municipal de Educação.

O presidente da Câmara, o vereador Josa Queiroz já se comprometeu a colocar o PL em pauta na primeira sessão após o recesso. “Para nós é uma alegria muito grande essa retomada de um projeto que fez a diferença na vida de milhares de adolescentes na nossa cidade por muito anos. Eu e todos os vereadores aqui presentes assumimos o compromisso de o Projeto estar na ordem do dia para ser discutido na primeira sessão do dia 12”, afirmou Josa.

A coordenadora da Coordenadoria da Juventude, Rafaela Boane, estava bastante emocionada durante a entrega do projeto e explicou o porquê. “Há 5 anos e meio entrei na Câmara para impedir que as escolas não fossem fechadas. E hoje entro como coordenadora da juventude para protocolar esse projeto que vai dar oportunidade para todos os jovens de Diadema.”

Sobre o programa- O Programa Adolescente Aprendiz tem o objetivo de desenvolver ações no contraturno que envolvem desde ações pedagógicas de mobilidade e trânsito seguro até Programa de Formação Profissional, na perspectiva de trabalhar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para inserção no mercado de trabalho.

Os adolescentes atendidos pelo Programa Adolescente Aprendiz receberão benefício mensal durante o período em que permanecerem sob o respaldo do Programa, denominado Bolsa Aprendizado.

Para os beneficiários do Programa Aprendiz Primeiros Passos, o valor é de R$ 150.

E para os beneficiários do Programa Aprendiz Travessia, o valor é R$ 300.

O Programa Adolescente Aprendiz será ofertado pelo Município e poderá ser cofinanciado pela União, Estado, ou por intermédio dos respectivos Fundos Municipais - FUNDATRAN e FUMCAD. O número de Adolescente atendidos na primeira fase ainda está em estudo.