População atende ao chamado e comparece ao Dia D de vacinação em Diadema
Em mais um Dia D de campanha de Multivacinação, Poliomielite e Covid-19 em Diadema, mais de 422 moradores atenderam ao chamado da Prefeitura e comparecem nas unidades de saúde, no último sábado (22/10), para avaliação da caderneta vacinal e aplicação de doses de imunizantes no período correto ou em atraso. A ação foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ABC, Inamar, Real, Reid e São José. Foram aplicadas 53 doses em atraso, 87 vacinas contra poliomielite e 179 contra covid-19.
"Temos realizado a abertura das unidades aos sábados de forma sistemática para incentivar os pais que não podem levar os filhos durante a semana nos serviços de saúde. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais as coberturas vacinais no município e, assim, evitar o ressurgimento de doenças consideradas erradicadas. Estamos nos últimos dias de campanha, então fica nosso apelo para quem ainda não se vacinou, que compareça nas unidades para conferir sua caderneta de vacina", afirmou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.
Cuidado em saúde- Aproveitando que as unidades abriram as portas no final de semana, além da vacinação, foram ofertadas ações de saúde para crianças e para as mulheres, dentro da programação do Outubro Rosa.A UBS São José, na região leste, por exemplo, realizou a coleta de Papanicolau em 14 mulheres e ações do Auxílio Brasil com 247 pessoas.
A UBS Inamar, na região sul, realizou o agendamento de 66 coletas de citológico, mas 22 mulheres faltaram e 44 exames foram efetivamente coletados. A unidade também realizou ações do Auxílio Brasil com 113 pessoas. Já a UBS Real (Centro-Oeste) realizou a coleta de 71 exames de Papanicolau.
Na região norte, a UBS Reid, realizou 345 entrevistas sobre os marcadores de consumo alimentar e 410 pessoas do Auxílio Brasil foram acompanhadas.Também na região, norte, a UBS ABC realizou a pesagem de 421 usuários dentro do Auxílio Brasil, além da coleta de 18 exames e citologia oncótica e 16 eletrocardiogramas.
A coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta, parabenizou as equipes pelo esforço concentrado de ofertar cuidado em saúde para a população: "Parabenizo as unidades e gostaria de dizer que estou orgulhosa das nossas equipes", afirmou.
Campanha de Multivacinação- A campanha segue até dia 31 de outubro em todas as 20 UBSs da cidade. A multivacinação é voltada para crianças e jovens até 15 anos e, após avaliação da carteirinha, as doses em atraso são regularizadas. Entre as vacinas disponíveis estão: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. É preciso levar documento de identidade, cartão do SUS e caderneta de vacinação.
Além dos imunizantes previstos para a Campanha da Multivacinação, as crianças de um a quatro anos poderão receber as gotinhas de reforço anual contra a poliomielite. Para isso, a criança precisa ser levada por um responsável, apresentando caderneta de vacinação e documento de identidade do menor.
Outra vacina liberada para o público infantil, a partir de três anos de idade, é a vacina contra a covid-19. O imunizante também é aplicado em crianças entre cinco e 11 anos de idade e pessoas com mais de 12 anos. Para receber as doses (D1, D2, D3, D4 e D5, de acordo com as regras para cada grupo) é importante ter em mãos documento de identidade com foto e número do CPF e comprovante de dose anterior (caso não seja a primeira dose). Apenas pessoas de 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão podem receber a quinta dose. Todos os imunossuprimidos devem apresentar a documentação que comprove a condição de saúde.
Confira endereços das Unidades em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.