Novas empresas em Diadema impulsionam crescimento de empregos formais
A cidade de Diadema vem mantendo um crescimento acelerado no registro de empregos formais – é o melhor valor desde 2015. O índice de geração de vagas (admissões) em Diadema (que vinha em queda acentuada desde 2011 e só voltou a se recuperar a partir de 2021) atingiu o valor de 94.738 em agosto, fazendo com que apenas nos últimos 6 meses de 2023, mais vagas tenham sido geradas no município do que em todo o ano de 2022 – na verdade, mais do que vinha sendo gerado anualmente nos últimos sete anos. A expectativa é de uma geração de empregos recorde este ano.
“Mesmo após amargar queda na quantidade de vagas formais durante 10 anos, o prefeito Filippi implantou políticas de retomada do crescimento econômico e com isso Diadema voltou a gerar empregos,” explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Marcelo Strama. “Os gráficos não deixam ninguém se enganar. O trabalho desta gestão divulga positivamente a cidade e faz com que cada vez mais empresas venham se instalar aqui e trazer ainda mais empregos para os diademenses.”
Desde 2021, mais de 23 mil novas empresas foram abertas em Diadema. Só neste ano, foram 5.963 empresas abertas, que contribuíram para a admissão de mais de 27 mil pessoas.
Estímulo a quem trabalha
Esses dados positivos podem ser conferidos nas publicações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET). Lá é possível verificar como o Emprega Diadema, centro público municipal de emprego e renda, intermediou 560 empregos ao longo deste ano e como o Banco do Povo, no mesmo período, já concedeu R$ 128,6 mil em microcrédito.
Também nos primeiros seis meses de 2023, com base na lei 522/2022, a Nova Lei de Incentivos Fiscais aprovada pelo Governo Filippi, foram beneficiadas 172 empresas, que receberam mais de 67 milhões em renúncia fiscal por meio de Certificados Incentivo ao Desenvolvimento (CID). Esses certificados compensam até 50% dos investimentos que as empresas fazem tanto em ampliação de sua planta produtiva quanto para a aquisição de novos equipamentos e tecnologias e beneficia tanto empreendimentos que estão chegando na cidade quanto aqueles que estão aqui há anos e continuam expandindo.