"Carro da Vacina" começa a percorrer bairros de Diadema

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema divulga a programação do Carro da Vacina nos bairros para esta semana. Serão três dias (25, 26 e 27 de outubro) em que o veículo ficará estacionado, das 9h às 13h, para aplicação dos imunizantes da Campanha de Multivacinação e covid-19.

O veículo possui toda a estrutura para armazenamento, manipulação e aplicação das doses. Para isso, precisa ser higienizado diariamente, antes e depois de cada ação. "A equipe da Saúde possui todo o cuidado, zelo e técnica para que as vacinas estejam em condições ideais para aplicação, sendo realmente mais uma opção – além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) – para que a população possa se imunizar e estar protegida contra as doenças imunopreveníveis", ressalta a coordenadora da Vigilância à Saúde, Cristina Marins.

Na quarta-feira (25), o carro estará no encontro das ruas Alberto Jafet e Getúlio Vargas, em frente à E.E. General José Artigas, na Vila Nogueira. Já no dia 26 de outubro, é a vez do Eldorado receber o Carro da Vacina na Rua Bituva, próximo à EMEB Profa. Hercília Alves da Silva. Na sexta-feira (27), a vacinação acontece no encontro das avenidas Luiz Carlos Prestes e Brasília, perto do Restaurante Popular do Campanário.

Quem pode se vacinar- As vacinas da Campanha de Multivacinação disponíveis são: BCG, DTP, dTpa, difteria e tétano, febre amarela, hepatite A, hepatite B, HPV quadrivalente, meningocócica ACWY, meningocócica C conjungada, pentavalente rotavírus, pneumocócica 10V, tetra viral (SCR e varicela), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), varicela, VIP e VOPb. A campanha é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, ou seja, 14 anos, 11 meses e 29 dias. Para ser atendido, é preciso levar caderneta de vacinação e documento de identidade com foto.

Já o imunizante contra covid-19 pode ser aplicado a partir de seis meses de idade e é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de vacina, no caso de segunda dose ou reforço.

Ação pioneira- As ações do Carro da Vacina tiveram início no último sábado (21/10), na região central da cidade. "Este é um trabalho de equipe, desde a ideia do carro até a concretização da ação aqui na Praça. Além de vacinar, os profissionais também orientam os moradores sobre saúde, promoção e prevenção. É muito importante esse diálogo com a comunidade. Bora Vacinar!", convidou o secretário de Saúde, José Antônio da Silva. Durante a manhã, foram aplicadas 62 doses de imunizantes.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, acompanhou a ação. "Estamos buscando aperfeiçoar as ações da nossa secretaria de Saúde. Este é um ato em favor da ciência e da saúde. O mundo inteiro viveu a pandemia e, nos últimos anos tivemos, em Diadema e em todo o país, baixas na cobertura vacinal de crianças e idosos. A Saúde está no caminho do que é essencial: a prevenção", afirmou.

"Vai ser mais um instrumento para vacinar as pessoas", ressaltou Filippi. Além da vacinação de rotina nas UBSs, outras iniciativas adotadas para aumentar a cobertura vacinal são realização de Dias D de mobilização, vacinação em empresas e eventos, além da informação e sensibilização da população por meio das redes sociais e site da Prefeitura.

O principal objetivo do Carro da Vacina é disponibilizar as vacinas em locais distantes das Unidades Básicas de Saúde ou com grande concentração de pessoas, a exemplo dos núcleos habitacionais, facilitando o acesso da população à imunização. Além do carro da vacina, a cidade conta com postos em todas as UBSs de Diadema. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/

Serviço:
Carro da Vacina
25 de outubro de 2023, quarta-feira, das 9h às 13h
Encontro entre as ruas Alberto Jafet e Getúlio Vargas, em frente à E.E. General José Artigas - Vila Nogueira.

26 de outubro de 2023, quinta-feira, das 9h às 13h
Rua Bituva, próximo à EMEB Profa. Hercília Alves da Silva – Eldorado.

27 de outubro de 2023, sexta-feira, das 9h às 13h
Encontro das avenidas Luiz Carlos Prestes e Brasília, próximo ao Restaurante Popular do Campanário.