Munícipes de 20 anos já podem receber vacina contra a covid-19 hoje (12)

A partir dessa quinta-feira (12), os moradores de Diadema com 20 anos já podem procurar os postos de vacinação para receber o imunizante contra a covid-19. Na cidade, a vacinação acontece por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, em mais de 20 postos de vacinação.

Veja lista aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19

“É com muita alegria que ampliamos hoje mais uma faixa etária para os jovens de Diadema serem vacinados contra a covid-19. Estamos trabalhando com afinco para, ainda essa semana, vacinar, com ao menos a primeira dose, todos os maiores de 18 anos do município”, afirmou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

Em Diadema não é necessário agendamento para tomar a vacina contra a covid-19, mas é obrigatória a apresentação de um documento pessoal com foto (que contenha o número do CPF), o comprovante de endereço no próprio nome ou carteirinha de matrícula da UBS, além da caderneta de vacinação.

Quem integra os grupos elegíveis anteriores, e por algum motivo ainda não se vacinou, também deve comparecer o mais breve possível.

Quem for aos postos de vacinação receber a vacina contra a covid-19 poderá fazer, voluntariamente, doações de alimentos e agasalhos para ajudar as famílias que estão situação de vulnerabilidade social em nossa cidade.

Se não houver um comprovante no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome do cônjuge, companheiro (a), pais e filhos, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco e/ou estado civil (como certidão de nascimento, certidão de casamento, entre outros). Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26838-vacinacao-covid-quais-documentos-valem-como-comprovante-de-residencia

Também é necessário o cadastro prévio no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br. É rápido e basta preencher dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail.

Cronograma- Segundo dados do Vacinômetro municipal de quarta-feira (11/08), já foram aplicadas 347.229 doses contra a covid-19 desde o início da campanha em Diadema, sendo 261.789 primeiras doses, 75.241 segundas doses e 10.199 doses únicas.

Até agora já foram contemplados os seguintes grupos: moradores sem comorbidades, com 21 anos ou mais; profissionais da Educação acima de 18 anos; gestantes em qualquer período gestacional e puérperas acima dos 18 anos; pessoas com síndrome de down, pacientes em diálise e transplantados imunossuprimidos (18 a 59 anos); pessoas com deficiência permanente (PCD, entre 18 e 59 anos); pessoas com comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde acima de 18 anos – é obrigatória comprovação por receita ou relatório médico com a inscrição do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Segunda dose- Em relação às segundas doses, a orientação é que as pessoas que estejam com doses em atraso procurem sua unidade de referência o quanto antes para completar o esquema vacinal. A medida ajuda a reduzir o risco de surgimento de novas variantes do vírus Sars-CoV-2.

A SMS segue a recomendação de seguir o intervalo estipulado de cada fabricante. Para o usuário saber sua data de retorno, basta conferir a informação que foi anotada na carteira da vacinação. Para receber a D2, é necessário levar os documentos pessoais (documento com foto que contenha o número de CPF e comprovante de endereço e/ou carteirinha da UBS), além do comprovante de recebimento da primeira dose.

Quem perdeu o comprovante de vacinação, pode conseguir a segunda via, baixando o aplicativo do Poupatempo Digital, realizar um cadastro com o número do CPF e retirar a segunda via do comprovante. Basta imprimir a versão eletrônica e levar na UBS para a equipe aplicar e registrar a 2ª dose. Presencialmente o Poupatempo não oferece esse serviço.