Diadema cria 2.562 novos empregos formais no 1º semestre de 2021

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema divulgou o terceiro Boletim Econômico de Diadema de 2021, elaborado pelo Observatório Econômico e do Trabalho de Diadema. Na publicação, disponível no link http://www.diadema.sp.gov.br/sedet-boletim , são apresentados os números de empregabilidade formal no município. Entre janeiro e junho de 2021, o município de Diadema apresentou 16.279 admissões e 13.717 desligamentos, resultando em saldo de 2.562 novos postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com isso, o total de trabalhadores formais na cidade, de acordo com o Caged, chegou a 83,4 mil em junho, um crescimento de 3,17%.

Nos últimos seis meses, a indústria é o setor com a maior criação de empregos formais (1.071), seguida pelos serviços (636), pela construção civil (452) e pelo comércio (403).

Por sua vez, na movimentação dos empregos formais por subsetores de atividade econômica, no primeiro semestre de 2021, destaca-se o crescimento nos empregos no Comércio Varejista (139 empregos), Comércio Atacadista (146), assim como no Comércio de Autopeças (118). Entre os subsetores de Serviços, as atividades que apresentaram retração foram Administração Pública (-14 empregos), Alojamento e Alimentação (-44) e Atividades Financeiras (-17). Entre os subsetores com maior criação de empregos, destacamos a atividade em Logística (264) e Atividades Científicas e Técnicas (108). Na Indústria, os subsetores que apresentaram melhor desempenho na criação de novas vagas de emprego foram a atividade de Fabricação de Produtos de Borracha e Materiais Plásticos (336), seguida pela Fabricação de Produtos de Metal (168), Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (114), e Fabricação de Produtos Químicos (107).

"Os números apresentados refletem o trabalho desenvolvido pela Prefeitura para aperfeiçoar e incrementar a economia do município, com a criação de empregos e geração de renda", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Joel Fonseca. Ele ressalta a importância, dentre outras ações desenvolvidas pela Pasta, da publicação do Boletim Econômico. "Ele permite que conheçamos a realidade econômica e social da cidade, e com isso podemos aperfeiçoar as políticas públicas de desenvolvimento econômico e social como economia solidária, articulação empresarial, turismo, entre outros", diz Joel.

Emprega Diadema- Diadema começou no dia 14 de julho, uma nova etapa na captação de empregos, geração de trabalho e renda. Trata-se do programa Emprega Diadema, que reúne, numa mesma plataforma digital, informações sobre vagas de trabalho, cursos, orientações para formalização de negócio próprio, além de cadastro de empreendedores e mural de prestadores de serviço que atuam como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). Desde o lançamento, já foram cadastrados 2.840 currículos e 154 vagas. Em 15 dias, o programa realizou 251 encaminhamentos, que resultaram em 71 candidatos aprovados. O Emprega Diadema está disponível por meio digital (site) http://emprega.diadema.sp.gov.br.

Balança comercial- O Boletim Econômico também divulgou os dados da balança comercial de Diadema. No primeiro semestre, as empresas do município exportaram US$ 91,2 milhões, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia. Essas exportações foram direcionadas principalmente para os Estados Unidos, Argentina, México, Paraguai e Colômbia. Quanto aos principais produtos exportados, destacam-se Máquinas-Ferramentas, incluídas as Prensas (15%); Partes e Acessórios destinados às Máquinas (9%); e Produtos Laminados Planos, de Ferro ou Aço (5,9%).