Motoristas da saúde participam de curso de capacitação em primeiros socorros em Diadema

Cerca de 50 motoristas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema participam, nesse mês de junho, de formação interna com foco em Primeiros Socorros e Atendimento Ambulatorial. A primeira turma foi realizada no último sábado (17), no auditório do Quarteirão da Saúde, e contou com a presença de 22 motoristas.

André Pires, coordenador de Transporte e Infraestrutura da SMS conta que foi a primeira vez que os profissionais do setor foram contemplados com essa capacitação: “A ideia é ter noções básicas de primeiros socorros, principalmente pelo fato desses profissionais atenderem as demandas da secretaria e realizarem transporte ambulatorial de pacientes”.

A primeira parte da atividade foi para apresentar o funcionamento do Transporte Ambulatorial. “Também foi abordado como tratar o paciente de forma mais acolhedora e humanizada”, explica André. Na sequência, foram transmitidas informações sobre Suporte Básica de Vida e técnicas para lidar com engasgos e outras situações de emergência.

“Foi um curso de muito valia para nosso dia a dia profissional como também na nossa residência. Aprendemos a identificar tipos de ferimentos e controle de hemorragia, queimadura e engasgo e até outros mais técnicos como infarto, AVC e auxiliar no trabalho de parto. Aproveitei e agradeço a todos os envolvidos, porque pudemos interagir e aprender bastante”, afirmou Nivaldo Sena de Leones, um dos motoristas que passaram pela capacitação e atua há mais de três anos na Saúde.

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro Robson de Araújo Barcelos, do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Diadema, e faz parte das ações da Pasta de incentivar a valorização e qualificação do trabalhador, alinhadas com as propostas de Educação Permanente.

“Desde que assumimos a gestão, a Administração tem concentrado esforços na capacitação dos trabalhadores com o objetivo de atualizar esses profissionais para que estejam cada vez mais preparados para oferecer um atendimento de qualidade para nossa população”, afirma o secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva.