IBGE agradece apoio da Prefeitura de Diadema no Censo 2022
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) elogiou o apoio da Prefeitura de Diadema durante a coleta de dados do Censo 2022. Equipe do instituto esteve na tarde desta segunda-feira (19) no anfiteatro do Paço Municipal para apresentar um balanço dos trabalhos realizados e anunciar que no dia 28 haverá apresentação dos resultados do Censo.
"Tivemos muito apoio da Prefeitura de Diadema. É de conhecimento público todas as dificuldades que enfrentamos ao longo do processo e ter o suporte da Prefeitura foi fundamental. Diadema teve um dos menores índices de rejeição aos recenseadores do Estado", pontuou Geraldo Carneiro, coordenador de área do Censo em Diadema. Segundo Carneiro, a taxa de não retorno (daqueles domicílios identificados, mas sem coleta de entrevistas por recusa) foi de 7,8%. Em São Paulo, esse índice foi de 14%.
Ele pontuou que equipes da administração acompanharam os recenseadores em núcleos habitacionais, que abriu equipamentos públicos para recepcionar entrevistados e que contou com apoio também da Câmara Municipal, que também serviu de base para as entrevistas.
Dados – Apesar de o resultado oficial do Censo só ser divulgado na próxima semana, o IBGE adiantou alguns dados de Diadema. Houve aumento do número de domicílios – de 124,3 mil para 161,6 mil -, informação que confirma Diadema como a maior densidade demográfica do Brasil (maior população por quilômetro quadrado).
Outras informações já repassadas foi o de envelhecimento da população – com redução do número de jovens e aumento da população adulta e atestado que equipamentos públicos de Diadema, em especial nas divisas com São Paulo e São Bernardo (pela Vila Joaninha), são utilizados por moradores de outros municípios.