Moradores do Campanário querem mais saúde e mais policiamento
As sugestões dos moradores no Campanário para o Plano Plurianual Participativo (PPA) focaram principalmente a melhoria no atendimento da UBS Paineiras e mais policiamento para acabar com os pancadões. A equipe do PPA esteve na praça Celite para recolher diretrizes para o planejamento da cidade, que foram postadas no site participa.diadema.sp.gov.br, e que ao final serão sistematizadas no projeto de lei a ser encaminhado à Câmara Municipal.
“Antes, o povo não era atendido por médicos, mas pelas enfermeiras. Agora, a saúde está melhorando, mas tem de melhorar muito mais”, disse Juarez, para em seguida reclamar da bagunça feita pelas motos na avenida Brasília e na rua Baependi. Ele também pediu a poda das árvores bichadas.
Dona Altina também criticou a demora em fazer exames na UBS. “Já faz quatro meses que espero exame de mamografia. O aparelho de raio X está sempre quebrado e nunca vi um pediatra lá”.
Ruan, de 20 anos, quer mais atividades aos jovens, “pois não tem espaços de lazer e de cultura na cidade, não tem nenhum atrativo para a juventude. As pessoas de minha idade acabam fincando sem espaços”. Ele quer, também, habitação segura, num bom lugar e que não haja perigo. “A gente precisa viver bem”. Ele elogiou a possibilidade de os moradores fazerem sugestões ao planejamento da cidade. “Sou nascido aqui em Diadema e nunca vi nada igual”.
A jovem Mislene pediu melhorias na saúde – “precisa de mais médicos” – e no policiamento, e quer políticas públicas para encorajar as mulheres a não sofrerem violência sem se rebelarem. “Muitas delas têm medo e sofrem caladas”.
Dona Maria, Dona Altina e várias mulheres que moram no Vermelhão pediram o fim dos pancadões que acontecem na Rua Paládio nos finais de semana. “É uma bagunça só. Eles não deixam ninguém dormir, fumam maconha a noite inteira e de manhã a minha porta fica cheia de garrafas vazias, e tem até preservativo no chão”.
Equipe percorre bairros pela segunda vez
A equipe do PPA já percorreu os 11 bairros da cidade e agora está fazendo uma segunda passada. Nesta terça-feira (25) ela estará no cruzamento das ruas Santa Cruz e Santana, no Canhema, pela manhã; na quarta ficará à tarde no Largo de Piraporinha; na quinta na av. Alberto Jafet, no centro do Jardim Marilene, à tarde; na sexta na Praça Presidente Prudente, Eldorado, à tarde; e no sábado na av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, Inamar, no período da manhã.
Na segunda feira (31) ela ficará à tarde na av. Afonso Monteiro da Cruz, na praça do Jardim União; na terça na av. Assembleia, no Centro, pela manhã; na quarta na av. Lico Maia, Conceição, à tarde; e na quinta na Praça da Matriz, no Centro, à tarde.