Diadema utiliza vídeos pra propagar a alimentação saudável na pandemia
Além dos cuidados para não pegar o Coronavírus, como o uso de máscaras, de álcool gel e lavar as mãos, outra forma de evitar a COVID 19 é tem uma alimentação adequada. Pensando nisso e também incentivando à população de Diadema a ter hábitos alimentares saudáveis, a Secretaria de Segurança Alimentar (SESA) está produzindo vídeos que ensinam os moradores de Diadema como comer certo em tempo de pandemia e ainda economizar na compra dos produtos.
Os vídeos têm duração média de dois minutos e são produzidos em parceria com a Secretaria de Comunicação. Neles nutricionistas do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) passam dicas de com aproveitar, integralmente, frutas, verduras e legumes e como substituir a carne animal por outras proteínas, entre elas a soja. Outra dica é como comer bem e gastando pouco. Isso é possível, substituindo os alimentos com preços mais altos por produtos mais acessíveis ou da safra.
Para ampliar as informações a SESA também utiliza de cards, uma espécie de cartão muito veiculado nas internet para passar dados relevantes e de rápida compreensão. Neles são enviadas receitas sucintas e fáceis de fazer e explicada a quantidade de nutrientes que devem ser ingeridos diariamente. Outro tema abordado é como combinar alimentos que ajudam na melhoria da saúde das mulheres.
Os materiais produzidos são disparados nas redes sociais da Prefeitura e também chegam para grupos atendidos em programas oferecidos pelo município como: Caminhando Bem, Mulheres em Movimento e famílias atendidas pelo Banco de Alimentos de Diadema, entre outros.
“Já produzimos oito cards e três vídeos e nosso objetivo é conscientizar cada vez mais os moradores de Diadema sobre a importância de se ter uma boa alimentação e com saúde”, ressalta o secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio. Para a diretora da Divisão de Gestão de Programas e Abastecimento, Lita Aragão, a rede social é uma ferramenta de comunicação importante, “e nesse tempo de pandemia quanto mais a população ficar informada melhor para ela se proteger contra o Coronavírus”, disse.
Complementando a ideia, a nutricionista do PEAND, Renatielly Paschoali, esclarece que manter uma alimentação saudável nesse período de isolamento social tem sido um desafio para muitas pessoas. ”Por isso, nesse momento, orientar a população a cerca de uma alimentação saudável e acessível é contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico das pessoas, visando à manutenção e a recuperação da saúde delas”, finaliza.