Mais de 500 mil doses da vacina covid-19 já foram aplicadas em Diadema

Diadema superou nesta segunda-feira (13), a marca de mais de 500 mil doses da vacina contra a covid-19 aplicadas. Segundo dados disponibilizados no Boletim Covid-19 divulgado há pouco, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aplicou, até o momento, 506.830 doses, sendo 324.316 primeiras doses (D1), 172.103 segundas doses (D2), 172 terceiras doses (ou dose de reforço) e 10.239 Doses Únicas. Somente hoje foram aplicadas nos 20 postos de vacinação, 8.036 doses.

Uma delas foi a do senhor Celso José Batista, de 53 anos, que compareceu no final do dia ao posto de vacinação instalado no Quarteirão da Saúde. Ele foi o último munícipe atendido no dia e saiu feliz por receber a segunda dose do imunizante e completar seu esquema vacinal: “É um alívio receber a segunda dose, mas ainda temos que continuar tomando todos os cuidados porque a pandemia não acabou. Tanto na empresa onde trabalho quanto em casa estão todos vacinados, inclusive, minhas duas filhas que já receberam a primeira dose”. Ao ser informado da marca de 500 mil doses aplicadas na cidade, celebrou: “Fico muito satisfeito com essa notícia de que Diadema já aplicou mais de 500 mil vacinas. Isso é um bom sinal”.

A campanha de vacinação na cidade segue em ritmo bastante acelerado e já estão sendo vacinados com a primeira dose os jovens a partir de 12 anos de idade. E, desde quarta-feira (8), está liberado em Diadema a realização da terceira dose para pessoas com 85 anos ou mais e que foram imunizados há seis meses com a segunda dose de Coronavac. Também teve início hoje, de forma emergencial, a intercambialidade de vacinas, ou seja, a aplicação da vacina da Pfizer, como segunda dose, em todos os que tomaram a AstraZeneca como primeira dose.

Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/27046-diadema-segue-governo-de-sp-e-ira-fazer-segunda-dose-pfizer-aqueles-ja-vacinados-com-astrazeneca. O esforço coletivo dos profissionais da saúde para que o maior número de munícipes fique imunizado o quanto antes, já mostra resultado: até o momento, Diadema não registrou nenhum óbito por covid-19 no mês de setembro. Além disto, em agosto foram registrados 23 óbitos, o menor número desde abril do ano passado.

“Passamos por momentos muito difíceis nos últimos meses e, com o avanço da vacinação e adoção de outras medidas sanitárias e de ações intersecretariais temos conseguido frear o avanço da pandemia e seguir em frente. Ainda falta um longo caminho para que tudo volte ao “normal”, mas o esforço coletivo tem valido a pena e nossa política de proteção à vida tem dado certo. Obrigada aos profissionais do SUS de Diadema por seguirem firmes no desafio de vacinar os munícipes e nosso agradecimento também à população que tem atendido nosso apelo. No último sábado, por exemplo, vacinamos mais de 12 mil pessoas em um único dia. Parabéns!”, disse a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

Resultados positivos- Outro indicador positivo é que a taxa de ocupação dos leitos covid-19 tem se mantido estável. Nesta segunda-feira (13), o município registra 27 leitos ocupados por pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19, sendo 14 de enfermaria e 13 de UTI, sendo que a taxa de ocupação dos leitos covid-19 é de 25% enfermaria e 33% UTI.

No mesmo dia do mês passado (13/08), o município registrava 27 leitos ocupados por pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19, sendo 15 de enfermaria e 12 de UTI. “O número de casos confirmado em agosto/2021 também é o menor desde abril do ano passado”, explica Dácio de Lyra Rabello Neto, médico sanitarista e responsável pelo setor de Informação em Saúde da SMS.

A 399ª edição do Boletim Epidemiológico COVID-19 com dados sobre casos da doença na cidade mostra ainda que o município registra, até hoje, 33.765 casos confirmados, 41.212 descartados, 14.763 casos suspeitos em andamento e 31.711 pessoas recuperadas (94% do total de casos confirmados).

Para mais informações sobre as ações de enfrentamento à covid-19 na cidade, acesse o site: http://www.diadema.sp.gov.br/covid-19