Diadema lança projeto Rua da Gente na região Norte
A Prefeitura de Diadema apresentou na manhã do sábado, dia 18, na Rua Alfenas, o Projeto Rua da Gente. Trata-se de uma intervenção urbanística que vai proporcionar aos moradores da região atividades culturais, esportivas, educativas e de lazer. O projeto tem como objetivo levar essas ações para regiões da cidade que não possuem nenhum ou poucos equipamentos públicos.
O evento contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Patty Ferreira, representando o Prefeito José de Filippi Jr. Ela destacou a importância da participação popular: "A gente precisa da participação de vocês porque são vocês que dão o caminho que a gente tem que seguir".
O projeto é coordenado pela Secretaria de Mobilidade e Transportes, mas conta com contribuição de várias outras secretarias. E para representar todas elas, estiveram presentes os secretários de Cultura, Deivid Couto, de Planejamento e Gestão, Fátima Queiroz, de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, de Segurança Alimentar, Geraldo Antonio da Silva, de Desenvolvimento Econômico, Joel Fonseca, e de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Lacerda. Além do secretário de Governo, Dheison Renan, do presidente da Câmara, Josa Queiroz, e dos vereadores Zé do Bloco e Zé Antônio.
Mais de 50 pessoas estiveram presente na barraca organizada pela equipe de participação popular para conferir a apresentação do diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade e Transportes, Ronaldo Tonobohn. Na sequência, foi aberto o microfone para que os moradores e moradores tirassem suas dúvidas e pontuassem possíveis mudanças. As dúvidas foram respondidas pelos secretários de cada pasta e uma comissão de moradores foi criada para discutir os próximos passos do projeto.
Conheça a Rua da Gente - Alfenas- A Rua Alfenas ganhará um projeto urbanístico que vai permitir que seja aberta ao povo. O trecho compreendido entre a Rua Luis Lawrie Reid e a Rua Fagundes Varela ganhará diversas melhorias. O projeto que foi apresentado e discutido nesta manhã contempla diversas intervenções. A Rua Luis Lawrie Reid ganhará ciclofaixa que ligará a via à Avenida Paranapanema e melhorias na escadaria.
“É um projeto de rua compartilhada. Não é um calçadão, em que o carro é proibido de passar, mas é uma calçada diferente do convencional, com prioridade ao pedestre, com espaço de convivência e ciclofaixa”, afirma Ronaldo TonoBohn.
Na confluência das Ruas Alfenas e Luis L. Reid será criada a Praça do Mirante, com palco para eventos culturais, Academia da Cidade, pórtico e Rosa dos Ventos (instrumento utilizado para a orientação espacial, que mostra os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e os colaterais (Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste).
Na sequência, em direção à Rua Fagundes Varela, a via será dividida em cinco espaços (chamados Estações): Feirinha e Eventos, Skate e Patins, Crossfit (exercícios individuais), Leitura Coletiva “Quem Conta um Conto” (leitura coletiva, brincadeiras de roda, amarelinha, entre outras) e Jogos Coletivos (queimada, bandeira, quatro cantos, mãe da rua etc).
Ao longo do trecho está prevista a recuperação de calçada, sistema de drenagem e mobiliário (como bancos de concreto) e a instalação de câmeras de segurança. Também estão previstas a criação de lombofaixas (lombadas com faixas de pedestre sobre elas) e a elevação do pavimento da rua ao nível da calçada.