Diadema convoca população para tomar 2ª dose da vacina neste sábado

A Prefeitura de Diadema recebeu no início da tarde desta quinta-feira (1/7), a primeira remessa de vacinas destinadas à Campanha Municipal de Vacinação contra a covid-19 no mês de julho. Ao todo, a cidade recebeu 12.688 doses, sendo 7.013 para primeiras doses (D1) e 5.675 destinadas para segundas doses (D2). O lote enviado contém imunizantes de três laboratórios diferentes: Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, Sinovac/Butantan (Coronavac) e Pfizer/BioNTech. Com esse abastecimento, a Vigilância à Saúde, em parceria com a Atenção Primária, vai conseguir realizar, neste sábado (3), mais um Dia D de vacinação na cidade. As pessoas de 39 anos poderão ser vacinadas com a 1ª dose, e também haverá repescagem para as pessoas de 40 anos ou mais.
Já com a D2 poderão ser vacinados aqueles que estão com a dose em atraso. Quem tem o retorno da segunda dose agendado para a semana de 5 a 9 de julho também poderá fazer a vacinação, de forma antecipada. Exclusivamente neste dia, a imunização vai ocorrer das 8h30 às 16h em quatro locais, um em cada região da cidade: Quarteirão da Saúde (Centro-Oeste), Ginásio Esportivo Mané Garrincha (Leste), Centro Cultural Campanário “Vladimir Herzog” (Norte) e UBS Eldorado (Sul).
“Temos garantido a abertura das unidades aos sábados, pelo menos uma vez por mês, para ampliar o acesso daqueles que trabalham ou que não conseguem ir às unidades durante a semana. Nesse sábado, vamos concentrar a vacinação em quatro polos e esperamos vacinar o maior número possível de pessoas. Nossa equipe está pronta para isso e tenho certeza que a população de Diadema, vai mais uma vez, comparecer em massa”, explicou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.
Não será necessário agendamento. Basta o usuário apresentar o documento de identificação pessoal (que contenha o número do CPF) e um comprovante de residência de Diadema e/ou carteirinha da UBS de referência. Se for segunda dose, é necessário levar o cartão de vacinação onde foi registrada a primeira dose.
A ida aos postos de vacinação deve acontecer de maneira gradual, evitando aglomerações e respeitando os protocolos sanitários vigentes, como uso correto de máscara de proteção individual, higienização das mãos e distanciamento físico.
Vacinação 39+ - O casal Sotero fez questão de comparecer logo no primeiro dia para garantir a vacinação pois entendem a importância dela para salvar vidas
Outra boa notícia é que nessa quinta-feira (1), a Prefeitura de Diadema, conseguiu antecipar em 15 dias o início da vacinação para as pessoas de 39 anos.
O casal Amanda Soares Sotero e Alan Robert Pereira Sotero - ambos de 39 anos e moradores do Parque Real -, foi um dos imunizados pela manhã, no posto de vacinação instalado no Teatro Clara Nunes, no centro de Diadema.
Alan perdeu um tio para a covid-19 e sabe bem a importância da vacinação para proteger as pessoas que ama. “É uma doença que mata rápido. No caso do meu tio foi um processo rápido. Pegou, ficou ruim, foi pro hospital, ficou internado e em três dias intubou. Depois de três dias não respondeu e faleceu. Tem muita gente na fila que queria tomar a vacina de dose única. O importante é tomar, voltando ou não, tem que tomar”.
Amanda conta que estava ansiosa pelo momento e lamenta nem todos terem tido a mesma oportunidade e endossa o discurso de Alan. “Independente de vacina, o importante é tomar. Eu quero garantir não só a minha proteção, mas da minha família. E minha família não quer dizer só em casa, mas a população toda. A gente pega condução, precisa ir ao mercado. A gente tá protegendo não só a si mesmo como a todos. É o amor ao próximo, essa doença veio pra ensinar isso”. Ela parabeniza a condução da vacinação no município. “Conseguimos ver uma luz no fim do túnel e saber que com isso (aplicação de 200 mil vacinas), a taxa de mortalidade e de internações está baixando. Que deixa a gente mais feliz de saber que tem pessoas que não estão precisando tanto de recursos hospitalares. A gente está na frente de muitos municípios. A nossa enfermagem sempre disposta, guerreira, ali na frente. A gente vê que é perigoso, mas eles estão sempre ali dispostos, final de semana, um atendimento ótimo. E estou feliz porque ela (a vacina) chegou pra gente, pra população”.
Serviços:
- Centro-Oeste: Quarteirão da Saúde – Av. Antônio Piranga, 700 – Centro.
- Leste: Ginásio Esportivo Mané Garrincha – Rua dos Cariris, 195 – Piraporinha.
- Norte: Centro Cultural Campanário Vladimir Herzog - Rua Eduardo de Matos, 159 – Campanário.
- Sul: UBS Eldorado - Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Eldorado.