Campanha garante alimentos para mais de 40 mil famílias em Diadema
Em três meses de funcionamento a campanha Sua Fome Me Incomoda, realizada pela Prefeitura, conseguiu arrecadar 210 toneladas de alimentos e entregar para mais de 40 mil famílias do município que vive em situação de vulnerabilidade social .Realizada desde o dia 27 de março, para colocar a iniciativa em prática foi criado o Comitê de Combate à Fome, instituído por decreto municipal. Com participação de várias secretárias municipais, a campanha é gestada de forma conjunta entre o Fundo Social de Solidariedade de Diadema e as pastas da Assistência Social e Cidadania (SASC) e da Segurança Alimentar (SESA).
“A garantia de comida à mesa foi graças a generosidade de muitos moradores de Diadema e diversos setores sociais que, solidariamente, contribuíram com a campanha e assim pudemos socorrer as pessoas”, afirma a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Patty Ferreira.
Ao fazer o balanço a primeira-dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade Inês Maria de Felippi também chamou atenção para a participação da sociedade civil. “A mobilização envolveu a cidade e isso foi fundamental para chegarmos ao resultado, até agora, das 210 toneladas de alimentos”, afirma.
Banco de Alimentos - As doações recebidas, a maioria é de produtos não perecíveis, que integram os itens da cesta básica. Também chegam frutas, legumes e verduras e materiais de limpeza e higiene. Antes de serem repassadas às famílias, todas elas são levadas ao Banco Municipal de Alimentos e lá é feito uma triagem para conferir prazo de validade, estado das embalagens e condições de consumo dos comestíveis.
“O nosso Banco de Alimento se tornou um apoio importante para a campanha porque, com o conhecimento técnico que a equipe que lá trabalha possui, podemos rapidamente avaliar os produtos e repassá-los às pessoas que estavam sem comida em casa”, afirma o secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio.
O secretário da SESA fez questão de ressaltar que a iniciativa municipal mostrou, ainda, que todos podem colaborar. “Se cada um fizer a doção que está ao seu alcance, somada todas elas, vamos ajudar mais moradores que estão em condições econômicas graves por causa da pandemia”, finaliza.
Para contribuir com a campanha que passou a ser permanente existem várias maneiras. Uma delas é entregar as colaborações em mais de uma dezena de equipamentos públicos que foram disponibilizados para a Sua Fome Me Incomoda; deixá-las de segunda a sexta-feira no Banco de Alimentos; ou levá-las até uma das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quando a pessoa for tomar vacinas. As doações são voluntárias.
Busca de donativos - O Fundo Social de Solidariedade também busca os donativos e para que isso aconteça é só ligar para o telefone (11) 4092-5340. Doações em dinheiro são aceitas, por meio de depósito bancário, em nome do Fundo Social de Solidariedade, no Banco do Brasil, Agência 0717-X, Conta Corrente 98.589-9. Outra forma é via Pix - CNPJ: 190343280001/57.
Mais informações sobre a campanha acesse: http://combateafome.diadema.sp.gov.br/