Diadema aprova Plano Municipal da Pessoa Idosa

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Diadema aprovou ontem, por unanimidade, o Plano Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. Elaborado em parceria com sete secretarias municipais, o plano foi construído ao longo de 20 encontros, com ampla participação popular dos idosos e de profissionais que atuam na área.

Seguindo o tema "Respeito Não Envelhece", o plano tem duração de 4 anos e traça os objetivos e diretrizes de políticas voltas para a pessoa idosa a serem implementadas nos próximos anos.

"Esse plano é muito importante para que a sociedade reflita sobre o respeito ao cidadão idoso," defendeu a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Márcia Barral. "Muitas pessoas idosas se sentem desrespeitadas nos ônibus ou quando são atendidas em algum lugar, muitas vezes devido à dificuldades próprias da idade. Mesmo nas famílias, é muito grande a falta de cuidado com as pessoas idosas. Este é um momento importante, de escuta, para chamar a atenção sobre esse tema."

Entre as ações previstas, estão a capacitação profissional de cuidadores de idosos para atender em domicílio as famílias que têm dificuldade em lidar com o parente de mais idade, formação para motoristas e atendentes de serviços públicos e privados sobre como melhor tratar os idosos, a construção de um fluxo para agilizar o recebimento de denúncias de violações de direitos e um site para arrecadar doações ao Fundo Municipal do Idoso. Todo esse material e a ideia de que "Respeito Não Envelhece" serão disponibilizados à população por meio de cartilhas, folders e cartazes nos ônibus.

"São alguns pontos inovadores que com certeza serão um avanço para a qualidade de vida da população idosa da cidade. A população brasileira está envelhecendo, a projeção é que supere a população jovem nos próximos anos, e aqui em Diadema não será diferente. O Poder Público precisa se preparar para enfrentar esse desafio," resumiu a secretária.

O Plano Municipal de Direitos da Pessoa Idosa será lançado oficialmente no dia 19 de outubro, às 14h, na sede da RECAD (R. Oriente Monti, 201 - Centro, Diadema).