Dia D contra Covid-19 garante dose para mais de 500 pessoas em Diadema

Neste sábado, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu o Dia D de vacinação especial para as segundas doses e repescagem dos 18+ no Quarteirão da Saúde (QS) e 556 pessoas receberam a vacina contra a doença, sendo 480 segunda dose (D2) e 76 primeira dose (D1). O objetivo da ação foi completar o esquema vacinal para quem estava em atraso com a segunda dose, adiantar a aplicação da D2 do imunizante AstraZeneca para quem recebeu a primeira dose em Diadema e tem agendamento até 10 de setembro, além da repescagem para moradores a partir dos 18 anos que ainda não se vacinaram:

"Com a realização do Dia D no sábado, abrimos a oportunidade para que pessoas que não conseguem ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) durante a semana possam estar em dia com a proteção da vacina", afirmou a secretária municipal de Saúde, Dra Rejane Calixto.

Para completar a imunização e garantir a cobertura do imunizante é preciso receber a segunda dose. Só a partir do ciclo completo, de acordo com o fabricante de cada vacina, a pessoa se beneficia com a proteção para casos graves da doença, redução de internações e complicações. É importante ressaltar que o indivíduo está protegido após 14 dias da segunda dose ou dose única. Quem não está totalmente imunizado ainda pode se contaminar e passar a doença para outras pessoas.

Dose disponível- Durante a semana, a aplicação da dose está disponível nos postos de vacinação, das 8h30 às 16h. Já o Quarteirão da Saúde funciona em horário estendido, das 8h30 até 18h. Confira a lista com o endereço dos postos de vacinação aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Atualmente, o município está aplicando a primeira dose para jovens de 17 anos, adolescentes de 12 a 16 anos com deficiência ou comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde e gestantes e puérperas na faixa etária de 12 a 17 anos

Até o momento, foram aplicadas 426.326 vacinas contra a covid-19, sendo a primeira dose em 300.360 pessoas, a segunda dose em 115.818 pessoas e a dose única em 10.224 pessoas.

Mesmo após a segunda dose, a pessoa vacinada pode ser infectada e transmitir a covid-19. Por essa razão, os especialistas recomendam que o distanciamento social e todos os demais protocolos sanitários vigentes (fazer uso de máscara, higienização constante das mãos e evitar aglomerações) sejam mantidos, para reduzir as chances de transmissão, adoecimento e de hospitalizações/óbitos pela doença.

Documentos necessários- Para acelerar a campanha e dar agilidade no atendimento, a equipe da SMS orienta que o usuário faça o pré-cadastro no site http://www.vacinaja.sp.gov.br. É rápido e basta preencher dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail.

É necessário apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) - tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal-, e o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS). Também é necessário apresentar documento comprobatório da comorbidade ou deficiência, por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica onde conste o CRM do médico responsável.

As grávidas poderão apresentar comprovante de acompanhamento pré-natal ou laudo médico comprovando a gestação. Já as puérperas podem utilizar para comprovar seu puerpério a declaração de nascimento da criança ou o relatório de alta hospitalar da maternidade. Para segunda dose, além dos documentos pessoais é necessário levar o comprovante da primeira dose.

Novos grupos- Na segunda-feira (30/08), a vacinação retoma, a partir das 8h30, nos postos de vacinação com a ampliação da imunização para os adolescentes de 14 a 16 anos sem comorbidades.