Conheça Robson de Carvalho, o novo coordenador de Cidadania e Diversidades

Funcionário público há 14 anos e com trajetória de lutas em defesa da comunidade LGBTQI+, ele agora terá a missão de trazer o debate sobre inclusão das chamadas minorias para dentro do Executivo Desde o primeiro dia da nova gestão, a Prefeitura de Diadema vem mantendo constante diálogo com associações e representantes da sociedade civil ligados à luta contra a LGBTfobia. Foram meses de conversas ininterruptas e uma série de ações realizadas para a construção de pautas inclusivas e políticas ligadas à diversidade de gênero.
O passo seguinte seria tirar do papel a tão aguardada coordenadoria cujo trabalho seria concentrar todas as demandas e transformá-las em iniciativas concretas. Tal passo foi dado no último dia 26 de julho com a nomeação de Robson de Carvalho como coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades.
Aos 42 anos, 14 deles como funcionário público, e há 8 casado com Cristóvão, Robson carrega desde os tempos da adolescência uma frase de Dom Pedro Casaldáliga como seu lema para todas as horas:
"Ser o que se é, falar o que se crê, crer no que se prega, viver o que se proclama até as últimas consequências". Foi ainda jovem que viu despertar o interesse na luta partidária com o objetivo de "debater a questão de políticas para a comunidade LGBTQIA+".
Mas foi nos anos 2000 que a militância entrou em outro patamar. "Participei em conjunto com uns amigos na articulação do movimento LGBTI+, aqui em nossa cidade, na qual fundamos a Associação Viva a Diversidade, hoje com 16 anos de atuação. Nossa principal bandeira e preocupação na época era o grande índice de violência contra nós e a falta de políticas que contemplassem nossas necessidades como cidadãos e cidadãs", relembra.
A partir de então, além da atuação na Associação Viva a Diversidade, tem construído pontes também em conjunto com o Fórum Paulista LGBTI+, ABGLT, Encontro de Paradas Paulista e Nacional e Coletivo LGBT do PT Diadema.
A missão agora, como coordenador, é ir ainda mais além. "Aceitei o convite na perspectiva de ser um articulador da participação popular. Agradeci a confiança prestada a mim e espero atender à perspectiva do prefeito José de Fiippi nesta importante missão de incluir a pauta LGBTI+ em nossa cidade", finaliza