Campanha de prevenção a câncer bucal em Diadema começa nesta semana

Pela segunda vez no ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema promove uma Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O objetivo é intensificar as ações de prevenção e sensibilização sobre a doença, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o quinto tumor mais frequente no sexo masculino no Brasil no ano passado.

Segundo estimativas de 2020 do órgão, cerca de 15.190 novos casos são esperados por ano no país, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres. O tumor também é responsável por 6.605 óbitos no Brasil, sendo 5.120 homens e 1.485 mulheres.

O público-alvo serão os usuários do sistema de saúde com 40 anos ou mais. Para participar da campanha não é necessário agendamento prévio. O usuário irá passar por um exame clínico da boca, que é um procedimento simples de observação, que não requer instrumentos cirúrgicos, feito pelo profissional de saúde capacitado. Com essa avaliação é possível visualizar lesões suspeitas e diagnosticar o câncer de boca em estágios iniciais.

Gabriel Gonçalves Mariano, coordenador de Saúde Bucal do município, explica que durante a campanha, além do exame odontológico de avaliação feito por um cirurgião-dentista, as equipes de Saúde Bucal orientam o munícipe sobre como realizar o autoexame em casa, dão dicas sobre a importância dos cuidados diários com a higiene bucal e distribuem material explicativo.

"Preparamos um folheto para ser entregue aos usuários com dicas simples para ajudar a fazer o autoexame, que é rápido e indolor", explica Gabriel Gonçalves Mariano, coordenador de Saúde Bucal do município.

Casos suspeitos serão encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Quarteirão da Saúde para avaliação complementar. Se confirmado o câncer, o paciente será encaminhado para tratamento especializado.

Confira aqui o endereço das 20 UBS de Diadema: http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs

Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal- A falta de informação sobre o câncer bucal é um dos maiores desafios dos gestores. Por conta disto, anualmente é celebrada na primeira semana de novembro a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. A data foi instituída pela Lei nº 13.230/2015, para estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal. Esse ano, devido ao feriado prolongado, Diadema vai realizar a campanha a partir do dia 8 de novembro e segue até o final do mês.

O que é o câncer de boca?- Também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tipo de tumor maligno que acomete: lábios; gengiva; bochechas; céu da boca (palato); língua (principalmente as bordas); assoalho da boca (região embaixo da língua).

É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quinto tumor mais frequente no sexo masculino no Brasil em 2020, segundo o INCA. Por ser silencioso, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Fatores de risco- Os principais fatores de risco para o câncer de boca são o fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e exposição ao sol.

Como identificar- Um dos primeiros sintomas do câncer de boca é o aparecimento de uma ferida, que não dói e não cicatriza por mais de 15 dias. Outros sinais de alerta são alteração de cor, como manchas brancas, vermelhas ou pretas, e aumento de volume como caroços, carnes crescidas e "bolinhas".Dificuldade na fala, mastigação e deglutição, dormência da língua, emagrecimento acentuado e dor na região da boca também podem aparecer.

O surgimento desses sinais não necessariamente se confirma como câncer, mas precisam ser investigados o mais rápido possível por um profissional da saúde.

Autoexame- O autoexame da boca deve ser realizado, no mínimo, duas vezes por ano. Para fazer o autoexame, o usuário deve procurar um local bem iluminado e se posicionar em frente ou segurar um espelho. Examinar a pele do rosto, do pescoço, olhar lábios por dentro e por fora, as gengivas e bochechas. O câncer geralmente ocorre nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

O autoexame da boca é a principal forma para detectar precocemente a doença. Quando qualquer alteração for identificada (ferida ou mancha na boca), é preciso procurar a equipe de Saúde Bucal de sua UBS.

Diagnóstico precoce- O diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de cura e é fundamental para um tratamento mais efetivo. Segundo estimativas, pacientes que têm diagnóstico precoce com tumores iniciais, a chance de cura é superior a 95%. Quando um paciente apresenta alguma sintomatologia como dor ou dificuldade de mover a língua, que são consideradas dores mais avançadas, a chance de cura cai para cerca de 45%.

O tratamento pode envolver desde a reabilitação com prótese e/ou implantes a sessões de radioterapia ou quimioterapia.

Balanço- A Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce ao Câncer Bucal realizada pela Prefeitura de Diadema, entre os dias 11 de maio e 11 de junho deste ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e postos volantes de vacinação contra a Influenza, beneficiou 11.415 pessoas que passaram pelo exame de rastreamento.

Foram encontradas alterações suspeitas em 86 pacientes que foram encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Quarteirão da Saúde. Destes, 64 passaram em atendimento, foram realizadas 14 biópsias e, até o momento, 13 casos já tiveram confirmação diagnóstica para câncer bucal.