Virada inclusiva de São Caetano oferece lazer gratuito em dois parques da cidade neste final de semana

A Virada Inclusiva – que celebra os 15 anos da Sedef (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida) e os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão – termina neste final de semana com chave de ouro. A programação oferece diversão gratuita para toda a família, com brincadeiras e atividades esportivas e culturais inclusivas, demonstrando que todas as pessoas têm o “direito de ser, viver e protagonizar” – tema da Virada Inclusiva deste ano.

No sábado (6/12) a programação acontece no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566). Após uma caminhada pelo parque, às 9h, os visitantes terão a oportunidade de assistir às apresentações do ballet adaptado da Escola Municipal de Bailado Laura Thomé e Companhia Soli de Dança em Cadeira de Rodas da Associação Solidariedança.

As atividades esportivas adaptadas ficam a cargo da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) e SELJ (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude). E haverá também atividades neurossensoriais, conduzidas pela Secretaria de Saúde, e aprendizado lúdico de Libras, com a professora Alice Ramos.

ROLIMÃ ADAPTADO
No domingo (7/12), as atividades acontecem no Parque Cidade das Crianças (entrada pela Rua Paraguassú, 407, Bairro Olímpico). De manhã, a partir das 9h, já começa a brincadeira com os carrinhos de rolimã adaptados, que segue até às 16h, fazendo a alegria da criançada e matando a saudade dos adultos.

À tarde, a partir das 14h, ocorrem brincadeiras com diferentes materiais, como a oficina de pintura com bolhas de sabão e, às 16h, o espetáculo circense com a Companhia Circodança Suzie Bianchi. A Virada Inclusiva é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, realizada pela Sedef com apoio do Sesc e do Projeto Help.